Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ban pede aliança global para proteção da biodiversidade


Ban Ki-moon ressaltou que uma grande variedade de bens e serviços ambientais estão sob ameaça, com consequências profundas e prejudiciais para os ecossistemas, as economias e os meios de subsistência; Ano Internacional da Biodiversidade foi lançado nesta segunda-feira em Berlim.

O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon afirmou que as atividades humanas tem provocado declínio sem precedentes na diversidade biológica e que espécies estão sendo extintas mil vezes mais rapidamente do que a taxa natural.

Em mensagem pelo Ano Internacional da Biodiversidade, lançado oficialmente nesta segunda-feira na Alemanha, Ban disse que as perdas são agravadas pelas alterações climáticas.

Ameaça

Ban ressaltou que uma grande variedade de bens e serviços ambientais estão sob ameaça, com consequências profundas e prejudiciais para os ecossistemas, as economias e os meios de subsistência.

Ele lembrou que em 2002 líderes mundiais concordaram em reduzir os índices de perda de biodiversidade até 2010, que os objetivos foram incluídos nas Metas do Milênio mas não serão alcançados.

O Secretário-Geral disse que florestas tropicais continuam sendo desmatadas, com a destruição de espécies valiosas e provocando mudanças no clima local, regional e global.

Alerta

Ban afirmou que o fracasso em proteger a biodiversidade deveria servir de alerta e que o mundo precisa de uma nova visão sobre o assunto.

O Secretário-Geral disse que no Ano Internacional da Biodiversidade é preciso contrariar a percepção de que as pessoas estão desconectadas de seu ambiente natural e aumentar a compreensão das implicações da perda da biodiversidade.

Ele fez um apelo para que todos os países e populações do planeta se comprometam a uma aliança global para proteger a vida na Terra.

Para ouvir esta notícia clique em:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/174873.html ou acesse:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/174873.html
******************************
FONTE : Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York (Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: