Powered By Blogger

terça-feira, 24 de março de 2009

Brasil compartilha maior reservatório de água doce da América do Sul

A instalação do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica do Piauí dos Rios Canindé e Piauí, afluentes do Parnaíba, é um dos eventos organizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março. No mundo inteiro, o assunto será lembrado com o tema: Água compartilhada - Oportunidades compartilhadas. O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SHRU) do MMA, Vicente Andreu, lembrou que o Brasil tem grandes bacias hidrográficas compartilhadas, como a Bacia Amazônica e a Bacia do Prata.

O Dia Mundial da Água foi estabelecido a partir de 1993 aprovado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidos. Naquele ano, os países foram convidados a promover e alertar a população para o uso consciente da água, por meio de publicações, documentários e seminários para debater o tema.

No Piauí, estado onde a população secularmente vem sofrendo com a falta de água, o evento da instalação do primeiro comitê de bacia ganha importância estratégica. Durante dois dias, os participantes participarão da realização de plenárias eleitorais por segmento para a eleição de seus representantes; da posse dos 48 membros titulares e suplentes; e da eleição da Diretoria-executiva.

O secretário Vicente Andreu, que está naquele estado participando da reunião, informou que o Brasil compartilha com a Argentina, Paraguai e Uruguai da gestão do Aquífero Guarani, a principal reserva de água doce subterrânea da América do Sul. O reservatório natural de água doce é um dos maiores do mundo, com mais de um milhão de cem mil quilômetros quadrados. Na parte brasileira estende-se por oito estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

As águas do Aquífero Guarani têm qualidade para consumo doméstico. Mais de 500 cidades são abastecidas, total ou parcialmente, com suas águas. De acordo com o secretário, o principal desafio da gestão compartilhada é a utilização sustentável dos recursos, e que sua utilização consciente só será possível com informação. "O Aquífero Guarani é mais famoso do que conhecido", disse referindo-se ao fato de que ainda faltam dados importantes para viabilizar sua total utilização.
********************************************
FONTE : Carlos Américo e Suelene Gusmão, do MMA (Envolverde/MMA)

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que água vai ser o tema da redaçao do enem 2009?