No dia 28 de março, às 20h30min, Florianópolis vai desligar as luzes de alguns de seus pontos turísticos por uma hora, como apelo simbólico contra o aquecimento global.
A cidade vai juntar-se a cerca de outras mil, em 80 países e 25 fusos horários, no ato simbólico Hora do Planeta 2009, organizado pela ONG ambientalista Worldwide Fund for Nature (WWF).
O chefe de Gabinete da prefeitura da capital catarinense, Adriano Zanotto, afirmou que as lâmpadas da Ponte Hercílio Luz e da Praça XV de Novembro serão apagadas durante a Hora do Planeta.
Zanotto disse que a prefeitura estuda apagar as luzes de outros pontos turísticos da Capital, como a Catedral, mas acredita que a Ponte Hercílio Luz, como símbolo do Estado, já chamará a atenção à causa.
— Queremos participar e conscientizar as pessoas sobre o aquecimento globlal. Apagando a ponte, estaremos contribuindo com a causa — destacou Zanotto.
A participação da poulação na Hora do Planeta é voluntária. Quem quiser aderir, basta apagar as lâmpadas de casa das 20h30min às 21h30min.
Segundo o Jornal do Almoço desta quarta-feira, Itajaí, no Litoral Norte, aderiu ao protesto. A cidade foi uma das mais atingidas pelas chuvas de novembro.
Em 2007, ano de criação da Hora do Planeta, as luzes foram desligadas apenas em Sydney, a mais populosa cidade da Austrália. No ano seguinte, o número de cidades participantes saltou para 371.
Esta é a primeira vez que o Brasil participa do ato. No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes anunciou que desligará as luzes de monumentos cariocas como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana, que terá a segurança reforçada pelas autoridades competentes. São Paulo, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, e Manaus são outras cidades brasileiras que participarão do movimento.
Os atores Camila Pitanga, Cynthia Howlett, Marcos Palmeira, Reynaldo Gianecchini, Victor Fasano, Luciano Huck, Fernanda Keller e Eduardo Moscovis e o músico Lulu Santos anunciaram seu apoio ao movimento. Todos os envolvidos trabalharam voluntariamente e não receberam por isso. A campanha de divulgação do evento no Brasil foi criada pela agência de publicidade DM9DDB, também parceira do WWF-Brasil.
Confira uma das peças publicitárias e a central de vídeos da Hora do Planeta.
Qualquer pessoa pode aderir ao movimento. Basta apagar as luzes de casa no dia e hora da ação. Quem quiser assinar o compromisso em nome do combate ao aquecimento global, pode se registrar no site www.horadoplaneta.org.br.
Segundo o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley, o ato pode atingir 1 bilhão de pessoas que, ao desligarem as luzes na noite de 28 de março, estarão votando em prol de uma tomada de ação contra as mudanças climáticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário