Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de abril de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agricultura Familiar, Áreas Protegidas, Infraestrutura, Licenciamento Ambiental, Povos Indígenas
Ano 17
27/04/2017

 

Povos Indígenas

 
  A coordenadora do ISA, Adriana Ramos, faz uma breve análise da situação dos índios no Brasil. Publicado originalmente no site do Museu da Amanhã, o texto lembra que, nesta semana, Brasília hospeda a maior mobilização indígena dos anos recentes. Os protestos estão focados na defesa dos direitos constitucionais dos povos indígenas e pela demarcação de suas terras Já! Confira aqui - Blog do PPDS/ISA, 26/4.
  Grupo foi impedido de entrar em Audiência previamente marcada na Comissão de Direitos Humanos - Direto do ISA, 26/4.
  Terceira edição apresenta informações recentes a respeito dessa etnia e oferece para o público atual o livro que se tornou um dos marcos da antropologia brasileira - Direto do ISA, 26/4.
  Mulheres estão na linha de frente dos protestos que acontecem nesta semana em Brasília. Estimativa é que sejam mais de mil na mobilização - Direto do ISA, 26/4.
  A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, reuniu-se ontem com índios da etnia Xikrin, do Pará, para tratar de processos envolvendo impactos ambientais do projeto de mineração Onça Puma, da mineradora Vale, no rio Cateté, que cruza a Terra Indígena Xikrin do Cateté. Caciques e outros representantes de três aldeias relataram problemas de saúde resultantes da contaminação do rio e seu impacto sobre a pesca, solicitando urgência na solução do caso - OESP, 27/4, Coluna do Estadão, p.A4; FSP, 27/4, Poder, p.A6.
  Conjunto de medidas do Executivo, Legislativo e Judiciário é considerado como a maior ofensiva aos direitos indígenas desde a ditadura. Povos se articulam para resistir às mudanças - Repórter Brasil, 25/4.
  Produzido pelo Instituto Socioambiental e dirigido por Tadeu Jungle, o filme é composto por imagens 360 graus que levam o espectador a viajar pelo dia a dia da tribo, inclusive o principal problema que as comunidades da região do Alto Xingu enfrentam: as queimadas - Brasileiros, 26/4.
  
 

Licenciamento Ambiental

 
  "O licenciamento ambiental está sendo implodido no país neste exato momento. E, aparentemente, ninguém está dando a mínima. Na semana passada, o deputado Mauro Pereira (PMDB-RS), membro da bancada ruralista e célebre relator do “licenciamento flex”, apresentou à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara um novo substitutivo. O texto libera geral. De mineração em unidades de conservação até asfaltamento de estradas na Amazônia, passando pelo agronegócio extensivo, a lista de atividades que terão dispensa de licenciamento ambiental não cabe num ônibus. E obras do porte da hidrelétrica de Belo Monte, que eventualmente ainda tiverem exigência de licença, não precisarão mais cumprir uma série de condicionantes ambientais para funcionar", artigo de Claudio Angelo - Observatório do Clima, 27/4.
  
 

Infraestrutura

 
  Veja mapa de obras comprometidas com acertos de propinas, cujo custo total chega a R$ 77 bilhões - The Intercept Brasil, 27/4.
  
 

Áreas Protegidas

 
  A Justiça paulista acatou um pedido do Ministério Público Estadual e concedeu liminar suspendendo o chamamento público de interessados na venda e concessão de 34 áreas do Instituto Florestal, como estações experimentais, florestas e hortos. A liminar também susta a aplicação de lei estadual (16.260) aprovada no ano passado que já autorizava a concessão para exploração comercial madeireira de alguns desses locais. O pedido feito por Marcos Stefani, promotor de Justiça do Meio Ambiente da Capital, defende que essas áreas, criadas essencialmente para fins de pesquisa e produção madeireira de pinus e eucalipto, em vez de vendidas, deveriam ser convertidas em vegetação nativa, em especial de cerrado, e transformadas em unidades de conservação - OESP, 27/4, Metrópole, p.A19.
  
 

Nenhum comentário: