Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de abril de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Barragens, Biodiversidade, Mineração, Povos Indígenas, UCs, Política Socioambiental
Ano 17
20/04/2017

 

Amazônia

 
  De cara nova, o novo portal da Raisg - Rede Amazônica de Informação Socioambiental Georreferenciada - traz vídeos explicativos, disponibiliza dados abertos que o público pode baixar para compor mapas e análises, e apresenta uma nova publicação Direto do ISA, 20/4.
  Numa prévia do que será o futuro Centro Global de Gastronomia e Biodiversidade em Belém do Pará – lugar para intercâmbio e laboratório de cozinha, ideias e produtos –, um evento batizado de ‘A Amazônia descobre a Amazônia’ reuniu na semana passada um grupo de 22 profissionais entre cozinheiros, botânicos, mateiros, exploradores radicais, engenheiros do alimento e lideranças comunitárias de toda região amazônica para um inédito e fascinante intercâmbio na cozinha OESP, 20/4, Paladar, p.D1.
  
 

Agrotóxicos

 
  O governo prepara uma medida provisória para afrouxar as regras de registro de agrotóxicos no País. O texto, redigido pelo Ministério da Agricultura com a colaboração do setor produtivo, cria uma brecha para o uso de defensivos que hoje seriam classificados como cancerígenos, teratogênicos (com risco de má-formação nos fetos) ou com capacidade de provocar mutações celulares. Atualmente, qualquer produto que preencha alguma dessas características é proibido de ser lançado no Brasil. A mudança seria possível graças à inclusão da expressão "nas condições recomendadas para uso" no texto da lei atual, de número 7.802, de 1989. Essa incorporação, prevista na MP, permitiria liberar produtos considerados nocivos à saúde em testes de laboratório, desde que algumas condições fossem atendidas para reduzir os riscos OESP, 20/4, Economia, p.B6.
  
 

Povos Indígenas

 
  "Se o povo indígena não for extinto sob toda essa adversidade, como aconteceu com os seus ascendentes, não vai faltar argumento à bancada ruralista e ao atual ministro da justiça (da justiça é bom que se frise...) sustentando ser essa mesmo a condição de vida reservada “normalmente” para as/os índios", artigo de Jacques Távora Alfonsin, procurador aposentado do estado do Rio Grande do Sul e membro da ONG Acesso, Cidadania e Direitos Humanos IHU, 20/4.
  
 

Barragens

 
  A Cetesb arquivou o processo de licenciamento ambiental da barragem de Santa Maria, no Rio Piracicaba. O lago a ser formado inundaria as várzeas do Tanquã, considerada por ambientalistas um mini-pantanal, pela biodiversidade semelhante à do Pantanal matogrossense OESP, 20/4, Metrópole, p.A18.
  
 

Nenhum comentário: