Powered By Blogger

terça-feira, 25 de abril de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Energia, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs
Ano 17
25/04/2017

 

Povos Indígenas

 
  ISA lança "Fogo na Floresta", filme em Realidade Virtual, para aumentar a conexão entre a Amazônia e os povos indígenas com seus aliados nas grandes cidades. Estreia ocorre no festival É Tudo Verdade, em São Paulo, nesta quinta-feira (27/4) Direto do ISA, 25/4.
  Delegações de todas as regiões do país chegaram ao longo do dia. Plenária da noite acolheu indígenas e aqueceu o clima para semana de mobilizações Direto do ISA, 24/4.
  Com relatório de identificação publicado nesta segunda (24), TI Tekoha Jevy é a única assinada por Antônio Costa, presidente demissionário da Funai Direto do ISA, 24/4.
  Projeto feito em parceria entre o ISA e o Cimi-Tefé, revela informações sobre integridade ambiental, educação, saúde e outros temas da Aldeia Jeremias, na Terra Indígena Paraná do Boá-Boá (AM) Blog do Monitoramento/ISA, 24/4.
  Indígenas fecharam estradas no norte do Rio Grande do Sul e prometem novas ações sincronizadas com o Acampamento Terra Livre 2017 Direto do ISA, 24/4.
  A autarquia é subordinada ao Ministério da Justiça, mas Osmar Serraglio diz desconhecer seus rumos pois o responsável por ela é o deputado André Moura, líder do governo Carta Capital, 24/4.
  
 

Amazônia

 
  Projetos industriais na bacia do Tapajós podem destruir uma área maior que o Paraná e provocar o colapso do ecossistema amazônico. Veja o que está em jogo e quem resiste. Por Mauricio Torres e Sue Branford The Intercept Brasil, 24/4.
  
 

Unidades de Conservação

 
  O Parque Estadual Serra Ricardo Franco, no Mato Grosso, é uma importante área de conservação ambiental no estado, além de representar uma zona de transição entre os biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal. Esta combinação confere à região características únicas e alta relevância biológica. Na noite do dia 19 de abril, quarta-feira, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou, em primeira votação, um decreto de extinção da Unidade de Conservação. Para impedir que isso aconteça, a sociedade civil organizou uma petição direcionada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso com apelo para que impeça a extinção da unidade. O movimento espera alcançar 100.000 assinaturas Wikiparques, 24/4.
  
 

Nenhum comentário: