Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de março de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Código Florestal, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 17
08/03/2017

 

Código Florestal

 
  MPE recorre de condenação branda em primeira instância e desembargadora diz que lei "não se encontra em harmonia com a Constituição, especialmente com o princípio da isonomia e da dignidade humana" De Olho no Ruralistas, 7/3.
  
 

Povos Indígenas

 
  Há mais de um ano em Roraima, cerca de 180 indígenas venezuelanos da etnia Warao estão vivendo no ginásio poliesportivo de Boa Vista e, após reunião com os líderes da Terra Indígena São Marcos, no norte do Estado, realizaram uma assembleia envolvendo 46 comunidades indígenas, entre Yanomami, Wapixana e Macuxi, para que possam ficar na Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O indígena Ramon Gomes explicou que os Warao decidiram entre si quem ficaria e quem iria embora. Apesar de não saber quantificar os que pretendem ficar, ele relatou que a maioria não quer voltar à Venezuela. Os líderes indígenas de Roraima informaram que iriam consultar as aldeias para saber se o convívio seria viável OESP, 8/3, Internacional, p.A12.
  
 

Amazônia

 
  Grandes tradings agrícolas posicionadas no Arco Norte do país estudam a viabilidade jurídica de atuarem como avalistas de empréstimos bancários a construtoras para que as obras de pavimentação da BR-163 sejam retomadas e concluídas. A proposta foi sugerida pela Associação Brasileira de Óleos Vegetais (Abiove) em reunião emergencial na semana passada com o governo federal para discutir soluções para o trecho ainda não pavimentado que, por causa das fortes chuvas deste verão, prejudicaram o tráfego de milhares de caminhões com soja Valor Econômico, 8/3, Empresas, p.B9.
  
 

Mineração

 
  Os investidores que sofreram perdas com títulos da dívida da mineradora Samarco na Bolsa de Nova York ingressaram na Justiça americana com pedido para que a Vale e a BHP Billiton também sejam responsabilizadas a ressarci-los na ação coletiva em que alegam perdas financeiras após o rompimento da barragem do Fundão. O pedido foi feito à Corte Distrital Sul de Nova York. Uma emenda na ação que tem o banco Safra como líder foi protocolada na noite de segunda-feira na Justiça, em Nova York, com vários parágrafos tratando da suposta responsabilidade da Vale e da BHP, que são as controladoras da Samarco Valor Econômico, 8/3, Empresas, p.B3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: