Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de março de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Direito Ambiental, Energia, Poluição Ambiental, Povos Indígenas, Saneamento, Transposição do São Francisco, UCs
Ano 17
06/03/2017

 

Povos Indígenas

 
  Dilson Ingarikó deixou seu povo ainda criança para estudar português em uma comunidade macuxi para ajudar o pai, liderança que participava da luta pela delimitação das terras dos povos indígenas. Muito ligado à avó, que acabara de morrer, Dilson seguiu para a capital de Roraima, Boa Vista, tentar encontrar onde o corpo dela fora enterrado, o que não conseguiu até hoje, três décadas depois. Trabalhou como garçom, limpador de panelas e de casas, antes de desenvolver a primeira gramática de seu povo, Ingarikó. Atualmente é secretário estadual do Índio em RoraimaFSP, 4/3, Cotidiano, p.B4.
  O trecho reproduzido abre o livro-reportagem "Os Fuzis e as Flechas: História de Sangue e Resistência Indígena na Ditadura", de Rubens Valente, que a Companhia das Letras lança no próximo dia 20. O capítulo adiantado pela "Ilustríssima" narra o resultado catastrófico de uma expedição de sertanistas realizada em 1965 no Pará FSP, 5/3, ilustríssima, p.6.
  
 

Poluição Ambiental

 
  O ambiente insalubre provoca mais mortes de crianças com menos de cinco anos de idade no Brasil do que em países próximos como Argentina e Chile, mostra um relatório da OMS. Globalmente, mais de uma entre quatro mortes de crianças com menos de cinco anos são atribuídas a fatores ambientais. Cada ano, problemas causados pela poluição do ar, tabagismo passivo, água suja, falta de sanitários e higiene inadequada provocam a morte de 1,7 milhão de crianças. No Brasil, as mortes de crianças atribuídas a fatores ambientais chegam a 41,38 entre 100 mil pessoas, segundo dados mais recentes (2012) Valor Econômico, 6/3, Brasil, p.A2.
  
 

Transposição do São Francisco

 
  Uma semana após ser inaugurado, o reservatório de Barreiros, em Sertânia (PE), vazou na sexta-feira. A barragem, que faz parte do projeto de transposição do rio São Francisco, tem capacidade para 2,61 milhões de metros cúbicos de água e o incidente fez com que ao menos 60 famílias de dez comunidades rurais tivessem que deixar suas casas. Segundo o Ministério da Integração Nacional, técnicos das empresas responsáveis pelas obras na região estão em campo tentando conter a água. Até o momento não foi identificado nenhum risco estrutural ao reservatório, que deveria ter sido entregue em 2012 FSP, 4/3, Cotidiano, p.B3.
  
 

Amazônia

 
  O governo deverá anunciar, na próxima terça-feira, a data em que será leiloada a concessão da Ferrogrão, uma ferrovia de 1.142 km que correrá paralela à BR-163, no trecho entre Sinop, na região produtora de grãos do Mato Grosso, e o porto fluvial de Miritituba (PA). É nesse percurso, crítico para a exportação de soja e milho, que caminhões estão parados há mais de uma semana por falta de condições de tráfego na pista, que não é asfaltada OESP, 4/3, Economia, p.B7.
  "Esse lodo da incompetência dos governos se formou outra vez em um trecho paraense da Cuiabá-Santarém, parte de BR-163. Além de baratear o frete dos produtos agropecuários do centro-norte e a importação de insumos, um corredor de transporte decente integraria a Zona Franca de Manaus e criaria mais negócios pelo caminho. O caso merece ainda mais atenção porque, sem mais, essa empreitada em breve pode se transformar em mais uma frente agressiva de devastação ambiental e social. Quem liga? O Brasil não conhece o Brasil", artigo de Vinicius Torres Freire FSP, 5/3, Mercado, p.A20.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: