quinta-feira, 9 de março de 2017

Diga não à matança de elefantes!



Elefantes estão nascendo sem presas: é a última tentativa de sobreviver à crueldade e à ganância do ser humano. Estamos massacrando esses animais para fazer bugigangas de marfim! Mas, pela primeira vez, a China anunciou que proibirá o mercado de marfim. Se pressionarmos a Europa a seguir o exemplo, poderemos acabar com esse comércio para sempre. Participe da campanha com um clique:
ADICIONE MEU NOME
Queridos amigos,

Estamos prestes a eliminar os elefantes da face da Terra. A situação está tão ruim que alguns deles começaram a nascer sem presas: uma última e surpreendente mudança evolucionária para sobreviver à crueldade humana.

Mas, pela primeira vez na história, a China – maior importadora de marfim do mundo – anunciou que vai proibir esse comércio. Agora, se muitos de nós exigirem, poderemos fazer com que a Europa – maior exportadora de marfim do mundo – siga o exemplo!

No ano passado, denunciamos os crescentes mercados de marfim da Europa e provocamos uma alvoroço. Essa movimentação está contribuindo para o fechamento deles. É a nossa chance! Participe desta campanha urgente com apenas um clique e compartilhe com todo mundo: vamos fazer uma grande mobilização para acabar com o comércio de marfim para sempre:

Adicione seu nome para acabar com o comércio de marfim

Ao Comissário Europeu do Meio Ambiente, Karmenu Vella, e todos os governos europeus:

Como cidadãos de toda a Europa e do resto do mundo, pedimos que vocês acabem com o comércio doméstico de marfim da Europa, impeçam todas as exportações de marfim e apoiem os esforços para proibir o comércio global de marfim. A Europa é líder na luta contra a caça predatória, mas esses esforços são prejudicados pelo contínuo comércio legal de marfim nos países da União Europeia. Considerando que a China anunciou a proibição do comércio de marfim, a Europa deve agora fazer tudo o que estiver ao seu alcance para impedir que os elefantes sejam levados à extinção.

Adicione seu nome para acabar com o comércio de marfim

Os elefantes são animais incríveis: eles se ajudam mutuamente quando estão em perigo, conseguem reconhecer a morte e fazem luto pelos que morreram. Agora, eles estão começando a fazer uma seleção nada natural para escapar da caça predatória: segundo uma nova pesquisa, 98% das fêmeas em algumas regiões do continente africano não têm mais presas!

É evidente que o mercado legal de marfim dá cobertura para a venda ilegal, perpetuando, assim, o massacre dos elefantes. É por isso que o fechamento do vasto mercado chinês traz uma grande esperança para o futuro desta espécie. Considerando que as exportações de marfim da Europa não fazem nenhum sentido e que a União Europeia tem desempenhado um papel de liderança na luta contra a caça, não há desculpas para a Europa continuar permitindo a venda de marfim agora que a China está saindo de campo.

É hora de exigir que a Europa feche seus mercados e acabe com todo o comércio de marfim. O bloco está discutindo o assunto agora e, a menos que a gente se manifeste, os especuladores podem tomar a liderança e manter este terrível comércio em funcionamento.

Adicione seu nome para acabar com o comércio de marfim

No ano passado, mais de 1,5 milhão de membros da Avaaz pediram ao maior congresso de conservação do mundo para aprovar uma proibição total do comércio de marfim: e conseguimos. Agora, cabe a nós garantir que nossos governos coloquem a medida em prática e permitam que as gerações futuras tenham a chance de conhecer a maravilha que os elefantes são.

Com esperança,

Marigona, Danny, Spyro, Alice, Bert e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

China anuncia que irá proibir mercado de marfim em 2017 para proteger elefantes (O Globo)
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/meio-ambiente/china-anuncia-que-ira-proibir-mercado-de-marfim-em-2017-para-proteger-elefantes-20712070

Proibição da venda de marfim na China 'não chega' (Deutsche Welle)
http://www.dw.com/pt-002/proibição-da-venda-de-marfim-na-china-não-chega/a-37104098

Nações Unidas pedem fim do comércio legal de marfim (O Globo)
http://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/nacoes-unidas-pedem-fim-do-comercio-legal-de-marfim-20218083

UE deve proibir exportação de marfim bruto a partir de julho (Guardian) (em inglês)
https://www.theguardian.com/environment/2017/feb/22/eu-set-to-ban-raw-ivory-exports-from-july-elephants-poaching

Elefantes africanos estão nascendo sem presas devido à caça predatória, dizem pesquisadores (The Independent) (em inglês)
http://www.independent.co.uk/news/elephants-africa-tusks-ivory-poaching-born-without-a7440706.html

Caça predatória por trás das piores perdas de elefantes em 25 anos – relatório da IUCN (IUCN) (em inglês)
https://www.iucn.org/news/poaching-behind-worst-african-elephant-losses-25-years-%E2%80%93-iucn-report

Como o maior mercado legal de marfim alimenta a demanda por marfim ilegal (National Geographic) (em inglês)
http://news.nationalgeographic.com/2015/10/legal-loopholes-fuel-ivory-smuggling-in-hong-kong/

Nenhum comentário: