Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de março de 2016

Vazamento de petróleo no Terminal da Petrobras-Transpetro atinge Rio Cubatão, no litoral paulista



notícia

Um vazamento de petróleo ocorrido no Terminal da Petrobras-Transpetro, na noite de terça-feira (22), atingiu o Rio Cubatão, na cidade litorânea de mesmo nome, no estado de São Paulo, forçando a redução temporária no volume de água tratada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp). A produção de água na Estação de Tratamento de Água Cubatão só foi normalizada na tarde de hoje (23).
Na tarde de ontem (23), técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) ainda acompanhavam os trabalhos emergenciais e de limpeza desenvolvidos em Cubatão. Os técnicos da Cetesb fizeram vistorias de barco em um trecho de cerca de 5 quilômetros do rio, nas proximidades do local do acidente.
Em nota, a Cetesb diz que técnicos da companhia “observaram iridescências nas águas e pedras impregnadas de óleo nas margens”, embora não sido constatada a morte de peixes. Houve coleta de água na entrada da captação da Sabesp para identificar uma possível alteração da qualidade. “Outra estação de tratamento de águas, que se localiza junto ao Rio Cubatão, antes do terminal da Petrobras, opera normalmente”, acrescenta o comunicado da Cetesb.
Os técnicos acompanham a operação de rescaldo e orientam na colocação e substituição de barreiras de contenção e absorção, ao longo do rio, além da limpeza e remoção de todo o produto na área externa da empresa. Segundo a Cetesb, ainda não há uma estimativa do volume de petróleo vazado, mas as circunstâncias do acidente já foram identificadas.
“Após o final do atendimento emergencial, a Cetesb avaliará as penalidades cabíveis à empresa por conta do acidente”, informa a companhia.
Segundo a Sabesp, a redução temporária foi uma “medida tomada preventivamente e acabou reduzindo a pressão do fornecimento às cidades de Santos, São Vicente e Cubatão. Por esse motivo, a companhia solicitou aos moradores dos municípios envolvidos que utilizassem de forma moderada a água armazenada nos reservatórios internos (caixas d’água), para que não sentissem os reflexos no consumo interno das residências”.
De acordo com a companhia, com a normalização na produção da Estação de Tratamento de Água Cubatão, o fornecimento está sendo retomado gradativamente nos bairros, e a distribuição deve se restabelecer totalmente durante na madrugada desta quinta-feira (24).
A Transpetro divulgou nota em que informa ter detectado vazamento de óleo em uma linha interna do Terminal Terrestre de Cubatão na noite de ontem. Conforme o texto, as ações de contingência foram adotadas de forma imediata e o vazamento foi interrompido. “As equipes de emergência da Transpetro foram acionadas e instalaram barreiras, contendo imediatamente o produto que chegou ao rio. As causas do incidente estão sendo apuradas e as autoridades competentes foram informadas.”
Segundo a empresa, o terminal de Cubatão está operando normalmente.
Por Camila Boehm , da Agência Brasil, in EcoDebate, 24/03/2016

Nenhum comentário: