Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2016


Situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades do Brasil

Quadro alarmante sobre o setor foi diagnosticado em levantamento da Trata Brasil, com apoio da GO Associados. Resultados do estudo serão discutidos na quarta (23), às 15h30, com Édison Carlos, presidente do instituto.
Por Redação da Envolverde –  
O Instituto Trata Brasil acaba de divulgar o “Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades”, elaborado com o apoio técnico da consultoria GO Associados. Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a consultoria realiza teleconferência com o presidente executivo do instituto, Édison Carlos, para discutir a situação do saneamento nestas cidades. A call ocorrerá nesta quarta-feira (23), às 15h30.
Organizado com base em dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SNIS), o levantamento aponta que, em 2014, os 100 maiores municípios investiram quase R$ 6 bilhões, dos R$ 12 bi gastos com saneamento no país, sendo que as 20 melhores cidades investiram o dobro do que as 20 piores do ranking elaborado.
“A preocupação é que os avanços em saneamento básico não só estão muito lentos no país, como cada vez mais concentrados onde a situação já está melhor. Estamos separando o Brasil em “ilhas” de Estados e cidades que caminham para a universalização da água e esgotos, enquanto que uma grande parte do Brasil simplesmente não avança. Continuamos à mercê das doenças”, ressalta Édison Carlos.
Entre os dez primeiros municípios do ranking estão Franca (SP), com 100% do esgoto tratado, Londrina (PR) e Uberlândia (MG). Na contramão, ocupando as últimas posições da lista estão Macapá (AP), Porto Velho (RO) e Ananindeua (PA), com menos de 27% da população recebendo água tratada.
“O País ainda possui mais de 35 milhões de brasileiros sem acesso aos serviços de água tratada e metade da população não tem acesso a coleta de esgotos, sendo que apenas 40% dos esgotos em todo o Brasil são tratados”, afirma Gesner Oliveira, sócio da consultoria a coordenador do levantamento.
A GO Associados, consultoria multidisciplinar, realiza teleconferências para debater temas de interesse de economia nacional e internacional, política, finanças, saneamento e meio ambiente. O objetivo é contribuir para o debate de assuntos de interesse nacional, sempre com a participação de especialistas.
Como participar  
Para participar da teleconferência, basta ligar para (11) 2188-0155. Ao ser atendido pela operadora MZ Cast, informe que você irá participar da Conference Call da GO Associados. O canal estará disponível 10 minutos antes do início do evento. 
A teleconferência também será transmitida online, através do YouTube. O link para acesso será disponibilizado no site da GO Associados, no Twitter (@gesner_oliveira) e no Facebook, 10 minutos antes do início do evento. Para fazer perguntas pela internet, utilize a hashtag #GOAssociados.  
Confirme sua participação pelo e-mail ana.caroline@maquinacohwolfe.com

Nenhum comentário: