Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2016

Recuperação de Nascentes protege 40 mananciais na região de Castelo

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, EDP e SAVAC comemoram os bons resultados da parceria que visa a qualidade de vida por meio da proteção às fontes hidrográficas. 
Vitória, 22 de março de 2016 – O projeto Recuperação de Nascentes, iniciativa que conta com patrocínio da EDP, empresa de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, com o apoio do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e é uma parceria com a Sociedade Amigos do Vale do Castelo (SAVAC), atingiu a marca de 40 nascentes cadastradas no município de Castelo, no Sul do Espírito Santo.
“Os bons resultados da ação se traduzem também no impacto positivo do compartilhamento, por parte de jovens e participantes das atividades, dos conceitos de preservação dos recursos naturais e da adoção de hábitos de uso racional da energia elétrica”, afirma Pedro Sirgado, diretor executivo do Instituto EDP.
Com o objetivo de mapear e proteger as nascentes dos rios da região de Castelo, o projeto contou, desde o início, com o trabalho de conscientização das comunidades, essencial para o sucesso das ações.
Geólogos e representantes das instituições parceiras ministraram uma série de palestras para alunos e comunidade local, tendo como assuntos centrais o consumo racional de energia e sua relação com os mananciais e a educação ambiental, explicando aos moradores, de modo didático, sobre a produção e a melhoria da qualidade da água no meio rural.
O projeto em prática
O cercamento das nascentes é determinante para a preservação dos locais, de modo a evitar a contaminação e os impactos negativos causados por animais. Para isso, foram doados aos produtores rurais equipamentos como mourões, arame e grampos de cerca para a proteção física dos rios.
Também foram doados filtros purificadores de água domiciliar, com o objetivo de incrementar a qualidade de vida da população local. Adicionalmente, é feito o acompanhamento das alterações ocorridas nos ecossistemas das nascentes e suas implicações na produção de água. (EDP/ #Envolverde)

Nenhum comentário: