Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de março de 2016

Ypê reforça seu compromisso com a preservação da água

Empresa fabrica produtos sustentáveis, com processos produtivos que racionalizem o uso de recursos naturais.
Hoje se comemora o Dia Mundial da Água, momento oportuno para refletirmos sobre o consumo consciente e práticas sustentáveis. A Química Amparo, fabricante dos produtos Ypê, Assolan e Perfex, tem em sua missão o compromisso com a produção de produtos acessíveis, eficientes, práticos e sustentáveis.
A água, além de ser essencial para a vida, é a principal matéria-prima dos produtos desenvolvidos pela Ypê e por isso, iniciativas de racionalização do uso da água são tratadas de maneira prioritária e consciente pela companhia, desde sua fundação.
Em quatro de suas cinco Unidades Produtivas, a empresa possui tanques para a captação de água de chuva, totalizando uma capacidade de estocagem de 11 milhões e oitocentos mil litros! Esse volume todo é captado dos telhados dos galpões industriais, tratado e reutilizado como água industrial, ou seja, para a fabricação de novos produtos. Para se ter uma ideia, em 2015 a Ypê captou um volume correspondente a 11% do consumo total de água de  suas  atividades, quantia que representa o abastecimento de 36.727 pessoas durante 30 dias. *Considerando dado da ONU – 110L/pessoas/dia.
Sua sede, em Amparo (SP), também conta com 10 tanques capazes de estocar 8.000m³ de água de chuva. O reuso do efluente tratado é também uma prática de nossas atividades em todas as Unidades produtivas da Ypê. Isso quer dizer que a água utilizada nos processos produtivos da companhia é tratada para que seja reutilizada nos processos industriais e/ou jardinagem. E objetivo da Ypê é reduzir o consumo de água e garantir que o ecossistema regional seja preservado. Iniciativas para a utilização racional da água trazem grande redução de consumo nas unidades da empresa. Em Salto (SP), por exemplo, a redução de consumo de água em 2015 foi de 28%. Em Anápolis (GO), a redução foi de 13%, enquanto em Simões Filho (BA), de 6%. Em Amparo (SP), nos últimos 5 anos, houve um aumento de 10% na produção, mas com redução de 24,8% na captação de água do rio Camanducaia.
Embalagens “amigas da natureza”
Fabricante da grande maioria de suas embalagens, a Ypê possui uma área de tecnologia de embalagens, com projetos de minimização do consumo de matéria-prima para suas composições plásticas, de papel e papelão. Desde 2009, já foram economizados cerca de 11.620 toneladas de matéria-prima. Isso representa quase 77 mil árvores poupadas no processo de produção das embalagens dos produtos Ypê.
Na sede da empresa, em Amparo, todas as embalagens plásticas de detergente líquido já são produzidas com, no mínimo, 50% de matéria-prima reciclada e todas as caixas de papelão são compostas com 40% de papel reciclado. Todas as embalagens que acondicionam os produtos Ypê, pós-uso, são passíveis de reciclagem.
Projeto Florestas Ypê
O projeto Florestas Ypê, realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, visa restaurar as áreas degradadas e contribuir para a conservação da água e da biodiversidade em prol das futuras gerações. O projeto faz parte do Programa Florestas do Futuro e têm desdobramentos sociais, pois por meio do projeto, são gerados empregos diretos, além da comunidade envolvida com as atividades também ser beneficiada com educação ambiental, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania.
A cada ano, desde o início do projeto, a Ypê anuncia o plantio de milhares de novas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, sendo que hoje atingimos a marca de 550 mil árvores plantadas.
Projeto Observando os Rios
O Observando os Rios é um projeto da Fundação SOS Mata Atlântica que envolve a comunidade no cuidado com a água e conta com o patrocínio e a parceria da Ypê.
O projeto surgiu em 1991, com uma campanha que reuniu 1,2 milhão de assinaturas em prol da recuperação do Rio Tietê. Nascia o projeto Observando o Tietê, que há mais de duas décadas reúne dados da qualidade da água e configura uma ferramenta importante de acompanhamento do projeto de despoluição do rio. Para agregar outras bacias hidrográficas, a iniciativa foi ampliada e passou a se chamar “Observando os Rios”.
Em nova fase, com o patrocínio da Ypê, o projeto agora tem como objetivo formar 10 grupos de monitoramento da qualidade da água em cada um dos 17 estados que possuem Mata Atlântica.  Atualmente são 252 grupos de monitoramento que envolvem cerca de 3,6 mil pessoas monitorando 146 rios dos estados de SP, RJ, PB, PE e AL.
Sobre a Ypê
Marca líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com aproximadamente 4.000 funcionários, exporta para mais de 20 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio e ainda detém as marcas Atol, Assolan e Perfex.

Nenhum comentário: