Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de outubro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 15
08/10/2015

 

Direto do ISA

 
  A 50 dias da Conferência do Clima (COP-21), que se realizará em Paris, em dezembro, a sociedade civil se reúne para pressionar os negociadores do acordo de Paris a assumir compromissos vinculantes. É o momento de impulsionar um movimento climático de longo prazo e de escala planetária Direto do ISA, 7/10.
  Acompanhados de parentes e familiares 67 jovens apresentaram no chamado módulo integrado os resultados desse trabalho: 31 projetos e cinco campanhas de educação ambiental Direto do ISA, 6/10.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  O governo coloca hoje o Plano Nacional de Adaptação (PNA) em consulta pública. São diretrizes para que o país se prepare para os impactos da mudança do clima em todos os setores, da saúde à agricultura, do planejamento energético às obras de infraestrutura, das vulnerabilidades nas cidades às dos agricultores familiares. A principal mensagem do plano, em suas mais de 400 páginas, é que o país precisa produzir conhecimento, em todas as áreas, para enfrentar a ameaça climática e aproveitar oportunidades. Nesse tema o Brasil praticamente engatinha. O PNA fica em consulta pública por 45 dias. As contribuições serão recolhidas, analisadas e eventualmente integradas ao documento Valor Econômico, 8/10, Brasil, p.A4.
  A matemática brasileira Thelma Krug, pesquisadora do Inpe, foi eleita ontem para uma das vice-presidências do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Thelma vai dividir o cargo com a norte-americana Ko Barrett, da agência para oceanos e atmosfera dos EUA (Noaa) e o malês Youba Sokona, diretor de Desenvolvimento Sustentável do South Centre, na Suíça. Em entrevista, a pesquisadora afirma que um dos maiores desafios que o painel científico tem daqui para frente é melhorar a produção de informações mais regionalizadas sobre as mudanças climáticas OESP, 8/10, Metrópole, p.A25.
  "Espero que os negociadores na Conferência do Clima da ONU, em Paris,s e baseiem nas descobertas científicas para alcançar um acordo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. No IPCC temos oferecido evidência muito clara e sólida de que, se não chegarmos ao pico das emissões globais daqui a muito pouco tempo e, então, reduzi-las drasticamente, podemos não conseguir atingir o objetivo de ficar nos 2oC", diz o economista sul-coreano Hoesung Lee, eleito presidente do IPCC, em entrevista OESP, 8/10, Metrópole, p.A25.
  
 

Geral

 
  A economia de água feita pela população ficou estável em setembro, aponta balanço da Sabesp. O volume poupado pelos cerca de 20 milhões de clientes da região metropolitana no último mês do período seco foi de 6,3 mil litros por segundo, índice igual ao de agosto, mas ainda inferior ao de julho (6,5 mil l/s), que foi recorde desde a criação do programa de descontos na conta, em fevereiro de 2014. Ao todo, 70% dos clientes receberam descontos na fatura, que vão de 10% a 30% OESP, 8/10, Metrópole, p.A23.
  Sem a participação da Petrobras e de grandes petroleiras estrangeiras, a 13 ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo (ANP) foi considerada um fracasso por fontes de governo. De 266 blocos oferecidos ontem, apenas 37 foram arrematados, o equivalente a 14% do total. O leilão foi marcado por manifestações. No início do evento, Magda deu a palavra a representantes de grupos de protesto. Uma liderança indígena e um membro da Coalizão Não Fracking Brasil falaram contra a introdução da técnica de fracionamento hidráulico para exploração de gás no país O Globo, 8/10, Economia, p.19.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: