Powered By Blogger

quarta-feira, 21 de outubro de 2015


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Energia, Mineração, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas
Ano 15
21/10/2015

 

Direto do ISA

 
  O Supremo Tribunal Federal suspendeu a liminar de reintegração de posse que havia determinado para esta quarta-feira (21/10) o despejo da comunidade Guarani Kaiowá na Terra Indígena Ñande Ru Marangatu, em Antônio João (MS) Direto do ISA, 21/10.
  As principais vítimas da mudança climática são as populações mais vulneráveis dos países em desenvolvimento. Diante do aumento de desastres naturais associado aos desajustes do clima, estima-se que o número de deslocados atinja os 250 milhões nas próximas décadas Direto do ISA, 21/10.
  O investimento em eficiência energética é a forma mais adequada de reduzir as emissões do setor de energia. Relatório da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) mostra que cerca de 40% das reduções necessárias para limitar o aquecimento global a 2°C podem ser alcançadas com eficiência energética. Desde 1990, o investimento em eficiência energética evitou emissões de mais de 10 bilhões de toneladas de CO² entre os 29 países membros da IEA ISA, 20/10.
  
 

Energia

 
  Tarifas competitivas fizeram do setor eólico o destaque do leilão de energia A-5, voltado a projetos a serem entregues em cinco anos, a partir de 1o. de janeiro 2021. Das 1.055 usinas cadastradas, 864 preveem gerar energia a partir dos ventos, segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética). A oferta de projetos eólicos soma 21.232 dos 47.618 MW inscritos, 45% do total. O leilão está previsto para 2 de fevereiro do ano que vem FSP, 21/10, Mercado, p.A21.
  
 

Mineração

 
  As Indústrias Nucleares do Brasil (INB), estatal responsável pela exploração de urânio na Bahia, foi acusada de omitir informações do governo e de órgãos de controle. Em audiência da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler, disse que até mesmo seu governo não tem acesso a dados da empresa. Tanto o Ibama quanto o governo da Bahia só tomaram conhecimento da contaminação de urânio em Lagoa Real a partir da reportagem do Estado OESP, 21/10. Metrópole, p.A17.
  
 

Água

 
  Após impasse na disputa pela água do principal manancial paulista, a renovação da outorga do Sistema Cantareira foi adiada para maio de 2017. Em nota divulgada ontem a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a decisão de adiar pela terceira vez a definição das novas regras de operação dos reservatórios foi tomada em consenso entre os agentes envolvidos. A renovação da outorga - a atual é de 2004 - estava prevista para outubro de 2014. "Entendemos que a conclusão da nova outorga do Sistema Cantareira deve ser adiada para maio de 2017, para que seja feita uma discussão com a máxima qualidade técnica e convergência", afirma a ANA OESP, 21/10, Metrópole, p.A16.
  A escassez hídrica no estado do Rio chegou a seu momento mais crítico. O nível médio dos quatro principais reservatórios do Rio Paraíba do Sul, que abastece 9,4 milhões de pessoas na Região Metropolitana, não para de cair. Na terça-feira, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), o patamar estava em 6%. A represa de Paraibuna, a maior do sistema, opera com 1,17%, aproximando-se do volume morto. "É a mais grave crise da história. Nunca o sistema Guandu esteve tão baixo", afirmou o secretário do Ambiente, André Corrêa. No entanto, o secretário descartou colocar em prática medidas de racionamento. Pelo menos durante o verão, que começa em 21 de dezembro e termina em 21 de março O Globo, 21/10, Rio, p.12.
  Desde o primeiro dia do ano, não chove na região do Rio Eme, na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo. Exatamente naquele ponto fica uma terra indígena: a dos Krenak, onde moram uns 300 índios que, agora, sofrem os efeitos da maior seca prolongada das últimas décadas. Há cinco anos, os Krenak começaram a produzir leite: só em 2015, 30% das cerca de 350 cabeças de gado já morreram por causa da seca. O desespero é tamanho que a tribo pediu a ajuda do grande fotógrafo Sebastião Salgado, que, por meio de seu Instituto Terra, está tentando com o poder público local encontrar uma solução para ressuscitar o manancial. Minas Gerais, aliás, já tem 114 cidades em situação de emergência por causa da seca O Globo, 21/10, Coluna de Ancelmo Gois, p.14.
  Com apenas 1,7% do seu volume, o principal reservatório do sistema Cantareira nunca esteve tão vazio. A razão disso é uma manobra do governo Alckmin (PSDB), que armazena a água do Jaguari-Jacareí em outras represas para evitar o rodízio na Grande São Paulo. A estratégia vai atrasar a recuperação ambiental do manancial FSP, 21/10, Cotidiano, p.B1.
  A Prefeitura publicou ontem decreto transferindo recursos do Programa Mananciais, de urbanização de favelas, de controle de cheias e de construção de habitações de interesse social para aumentar as compensações tarifárias do sistema de ônibus, o chamado subsídio. O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que os recursos congelados eram referentes a dotações orçamentárias que, para serem usadas, dependiam de repasses do governo federal que não vão ocorrer neste ano. Assim, o dinheiro que foi para o subsídio era de recursos que ficariam parados OESP, 21/10, Metrópole, p.A17.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: