Powered By Blogger

sábado, 31 de outubro de 2015

Dá Pé – Vamos Reflorestar o Brasil

A meta inicial da campanha é plantar 20 mil mudas de árvores nativas
Movidos pelo desejo de reflorestar o Brasil, o programa “Um Pé de Quê?, escrito e produzido pela Pindorama Filmes, exibido no Canal Futura, lançou em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, o crowdfunding “Dá Pé”, para captação de recursos para plantio de, inicialmente, 20 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, recuperando 1,33 Km de matas ciliares do Rio Una, na bacia do Rio Paraíba do Sul, que abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A campanha ficará disponível por 60 dias no site www.kickante.com.br/umpedeque, onde a cada contribuição voluntária no valor de R$ 20 o internauta adotará uma árvore. As mudas serão plantadas e cuidadas pelos próximos cinco anos pela Fundação SOS Mata Atlântica, até quando elas já estiverem fortes para seguir sozinhas.
Estevão Ciavatta, roteirista e diretor da Pindorama Filmes, destaca a importância do envolvimento da população para solucionar o problema do desmatamento a tempo de ver resultados de suas ações: “a Mata Atlântica tem um tempo médio de 10 anos para sua recuperação. É muito rápido. Essa geração pode mudar o mundo!”.
Com o valor arrecadado, quem adotar uma ou mais árvores também vai ajudar a disponibilizar, na íntegra, o conteúdo do programa “Um Pé de Quê?”, no sitewww.umpedeque.com.br. O programa, apresentado por Regina Casé há 15 anos no Canal Futura, possui um dos maiores acervos audiovisuais sobre árvores do mundo. São 156 programas com 138 espécies retratadas, cada árvore é a estrela de um episódio de 20 minutos. Será um material de livre acesso, no regime Creative Commons, para que o maior número de pessoas tenha acesso e faça uso deste conhecimento.
O programa “Um Pé de Quê?” tem uma parceria de mais de 10 anos com o Jardim Botânico de Rio de Janeiro, com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Plantarum. O Um Pé de Quê? está na TV, na web e nos livros, cujo volume Pau Brasil foi adotado pelo Plano Nacional do Livro Didático.
Para Marcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, a parceria com o programa é muito importante para ajudar na conscientização das pessoas sobre o bioma. “Na semana em que comemoramos o Dia da Árvore, 21 de setembro, nossa principal meta é estimular e engajar a sociedade com ações de sustentabilidade em prol da Mata Atlântica, que hoje conta apenas com 8,5% de mata original no Brasil. Esta iniciativa vai ajudar também a mostrar o quanto a floresta é importante para garantir a geração de água em quantidade e qualidade para o nosso consumo”.
Sobre “Um Pé de Quê?
No ar desde 2001, o programa “Um Pé de Quê?” já rodou o Brasil e o mundo identificando e contando a história de mais de 130 espécies de árvores. Do Japão ao Moçambique, de Paris ao Cariri, Regina Casé aproxima o espectador às árvores através da música, da culinária, da história, da tecnologia e da antropologia. Em 2007 o “Um Pé de Quê?” se tornou o primeiro programa de TV a neutralizar todas as emissões de gases do efeito estufa de sua produção, realizando um programa inteiramente voltado ao tema do aquecimento global.
Sobre a SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG brasileira que atua há 28 anos na proteção dessa que é a floresta mais ameaçada do país. A ONG realiza diversos projetos nas áreas de monitoramento e restauração da Mata Atlântica, proteção do mar e da costa, políticas públicas e melhorias das leis ambientais, educação ambiental, campanhas sobre o meio ambiente, apoio a reservas e unidades de conservação, dentre outros. Todas essas ações contribuem para a qualidade de vida, já que vivem na Mata Atlântica mais de 72% da população brasileira. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Nenhum comentário: