Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Robôs de animais estão sendo usados para prender caçadores

29 de outubro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Robôs de cervo avançados como esse têm sido cada vez mais usados para prender caçadores. Foto: Robotic Wildlife
Robôs de cervo avançados como esse têm sido cada vez mais usados para prender caçadores. Foto: Robotic Wildlife
Cervos ilegalmente alvejados por caçadores em estados americanos como a Carolina do Sul, Arizona, Indiana e Ohio têm agora um novo aliado na forma de uma réplica robótica. As informações são do Mother Nature Network.
O chamado “robo-deer” (“cervo-robô”) está sendo posto em uso pelos departamentos de caça estaduais em um esforço crescente de capturar caçadores em ação. Apesar da artimanha ser usada há muitos anos, é incrivelmente difícil diferenciar as novas versões dos animais de verdade.
Os atuais modelos agora apresentam uma cabeça que se move, assim como a cauda, as orelhas e até mesmo as pernas. Cada um pode levar até mil tiros antes de ter que ser substituído.
Talvez no futuro possa haver cervos robôs que também persigam os caçadores e consigam detê-los até que cheguem as pessoas para aplicação da lei, mas por enquanto os atuais guardas têm que ficar à espreita em áreas nas quais há suspeitas de prática da caça.
“Assim que alguém atira, nós o chamamos com um megafone”, disse Gabriel Paz, gerente de aplicação da lei do Departamento de Caça e Pesca do Arizona, ao Tucson.com . A agência adquiriu recentemente um “Mule deer” robótico doado pela The Mule Deer Foundation. A espécie, nativa da Costa Oeste, vem sendo duramente atingida nos últimos anos por um aumento na caça.
“É importante que as pessoas saibam que a vida selvagem lhes pertence e que ela lhes está sendo tirada como se alguém entrasse em seu quintal e pegasse o seu cão”, disse o porta-voz da agência, Mark Hart, ao KTAR News.
Além de cervos, os departamentos também têm usado com sucesso robôs de ursos, alces, corujas, lobos e até mesmo monstros-de-gila para pegar os caçadores. Quanto ao futuro? Veja o vídeo abaixo e imagine que é apenas uma questão de tempo para que as coisas caminhem por si mesmas.

Nenhum comentário: