Powered By Blogger

terça-feira, 16 de junho de 2015


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Belo Monte, Mudanças Climáticas, Rede Sementes do Xingu
Ano 15
16/06/2015

 

Bacia do Xingu

 
  Documento traz as constatações preliminares da equipe de inspeção – que reuniu instituições do próprio governo, pesquisadores e organizações não governamentais - Blog do Xingu/ISA, 16/6.
  Realizado no final de maio no Laboratório de Qualidade de Sementes da Universidade do Estado de Mato Grosso, o intercâmbio para troca de saberes e aprendizados contou com a participação de cerca de 100 pessoas entre coletores, técnicos, pesquisadores, alunos e professores - Blog do Xingu/ISA, 15/6.
  O Ministério Público Federal pediu "intervenção urgente" do governo para que sejam paralisadas as demolições de casas das populações que estão sendo removidas no entorno de Altamira, no Pará, por conta da construção da hidrelétrica de Belo Monte. Um relatório parcial sobre inspeção feita no início do mês nas áreas atingidas por Belo Monte foi entregue ontem pelo MPF à Secretaria-Geral da Presidência da República e outros órgãos governamentais. O documento com as constatações da equipe de inspeção reúne instituições do governo, pesquisadores e organizações não governamentais. O relatório enumera 55 constatações sobre o descumprimento das obrigações da usina e violações dos direitos dos atingidos - OESP, 16/6, Economia, p.B5.
   
 

Mudanças Climáticas

 
  Em um rascunho da encíclica sobre o meio ambiente, publicado na versão on-line da revista italiana "L'Espresso", o Papa Francisco chama o aquecimento global de uma grande ameaça à vida no planeta, diz que o fenômeno ocorre principalmente devido à atividade humana e descreve a necessidade de reduzir o uso de combustíveis fósseis como uma questão "urgente". A encíclica faz um ataque contundente à forma como as nações, sobretudo as mais ricas, lidam com a questão ambiental. No documento, o papa diz que acordos internacionais são urgentes para "estabelecer percursos negociados a fim de evitar catástrofes locais que acabam por prejudicar a todos" - OESP, 16/6, Metrópole, p.A16; FSP, 16/6, mundo, p.A11; O Globo, 16/6, Sociedade, p.23.
  "Nem tudo são divergências entre os setores agropecuário e ambientalista. Gustavo Junqueira, da SRB, se uniu a Guilherme Leal, vice de Marina Silva em 2010, na criação da Coalizão Brasil: Clima, Florestas e Agricultura. Apoiada pelos dois empresários, a aliança, a ser lançada dia 24, reúne pesos pesados das áreas produtiva e ambientalista. Propósito? Formular metas e compromissos para ajudar Dilma a posicionar o Brasil como protagonista da COP 21. Mais de cem importantes players já se dizem dispostos a apoiar documento a ser levado ao Itamaraty e aos ministérios envolvidos nas negociações sobre clima de Paris", coluna de Sonia Racy - OESP, 16/6, Direto da Fonte, p.C2.
  "A encíclica do papa Francisco faz parte de uma escalada de anúncios com potencial para impedir que a Conferência de Paris seja um fracasso. A IEA publicou relatório ontem prevendo que energias renováveis suplantarão o carvão na geração de eletricidade em apenas 15 anos. De cerca de 20%, passarão a mais de 33% da matriz elétrica global. O mundo caminha para a 'descarbonização', termo empregado no comunicado da reunião do G7, há uma semana, como objetivo a ser cumprido até o final deste século. Veio logo após o anúncio, pela Noruega, de que seu fundo soberano de US$ 940 bilhões (R$ 3 trilhões) deixaria de investir em companhias dependentes de carvão. O papa Francisco não está sozinho nessa cruzada", artigo de Marcelo Leite - FSP, 16/6, Mundo, p.A11.
   
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: