domingo, 28 de junho de 2015

BALEIAS AMEAÇADAS !!!!


Caçadores de baleias islandeses estão prestes a lançar seus arpões contra mais de 150 baleias ameaçadas de extinção. No entanto, se conseguirmos fazer com que uma pequena nação caribenha remova sua bandeira do navio que transporta milhões de dólares em carne de baleia para o Japão, poderemos pisar no calo deles. Interromper as vendas pode virar a maré. O navio vai zarpar daqui a três dias. Assine e repasse a petição urgentemente

ASSINE A PETICÃO
Caros amigos,

Uma frota baleeira da Islândia está zarpando para caçar e matar 150 baleias-fins, espécie ameaçada de extinção. No passado, quase conseguimos interromper a caça, mas agora podemos acabar com essa prática para sempre.

Enquanto os caçadores afiam seus arpões para a caça deste ano, o chefe da operação está tentando enviar a carne de baleia pescada no ano passado para o Japão. Mais de 1.700 toneladas estão prestes a atravessar a passagem de gelo entre a Rússia e o Pólo Norte. Mas se a pequena nação caribenha de São Cristóvão e Nevis – que emprestou sua bandeira para o navio – remover a bandeira, ele não poderá deixar o porto! Como o turismo é o pilar da economia do país, podemos colocar a sua reputação em jogo se ele estiver sob holofotes globais.

Temos apenas três dias antes do navio zarpar.

Nossa comunidade já ajudou a fazer com que países europeus rejeitassem essa prática. Agora vamos pressionar São Cristóvão e Nevis a parar de ajudar os baleeiros! Assine e compartilhe com todos: a Avaaz entregará nossas assinaturas diretamente ao novo primeiro-ministro do país. Se ele não responder rapidamente, a Avaaz atingirá seu maior mercado turístico – os Estados Unidos – e mostrará como São Cristóvão e Nevis está apoiando a matança das preciosas baleias:

https://secure.avaaz.org/po/days_to_save_whales_loc/?bUqBsdb&v=61154

Toda indústria baleeira da Islândia é comandada por um só homem, Kristjan Loftsson, mas seus negócios estão indo de mal a pior. Se impedirmos que a carne de baleia chegue ao Japão, podemos fazer seus lucros afundarem! Outros países já removeram suas bandeiras de navios em resposta à pressão pública quanto a outras questões ambientais. Isso significa que a mesma estratégia pode funcionar no caso das baleias. Tudo o que precisamos fazer é criar um escândalo e causar uma demora que impossibilitem o transporte da carne de baleia ao Japão.

Apesar da oposição generalizada, baleeiros japoneses planejam retomar a caça "científica" no Santuário Baleeiro Austral, e São Cristóvão e Nevis apoia a "investigação" do Japão na Comissão Baleeira Internacional. Se tirarmos o país caribenho da equação, poderemos dar um golpe mortal em ambos, baleeiros islandeses e japoneses, ao mesmo tempo!

Na Islândia, aumenta pressão a nível global e nacional para deter os baleeiros nacionais. Este pode ser um momento crucial para as baleias. Juntos, temos o poder de transformar a Comissão Baleeira Internacional em uma Comissão Internacional de Proteção das Baleias. Essa é nossa chance de começar detendo a caça deste ano e impedindo que este carregamento de carne de baleia chegue ao Japão! Assine a petição urgente agora:

https://secure.avaaz.org/po/days_to_save_whales_loc/?bUqBsdb&v=61154
Sabemos que nossas campanhas funcionam. Em decorrência de uma petição da Avaaz com um milhão de assinaturas em 2013, o governo holandês impediu o atracamento de navios islandeses carregados de carne de baleia nos portos do país. E em parceria com o Greenpeace, a nossa comunidade conseguiu fazer com que a Alemanha devolvesse um carregamento de carne de baleia para a Islândia. Desde então, as principais empresas marítimas anunciaram que nunca mais transportariam carne de baleia. Estamos tornando o lucro cada vez mais difícil para esta indústria. Vamos acabar com ela de uma vez por todas!

Com esperança,

Lisa, Danny, Alice, Ricken, Mel, Nick, Rewan e toda a equipe da Avaaz

MAIS INFORMAÇÕES:

Islândia planeja enviar 1.700 toneladas de carne de baleia para o Japão, sob protesto de ambientalistas (IPC Digital)
http://www.ipcdigital.com/japao/islandia-planeja-enviar-1-700-toneladas-de-carne-de-baleia-para-o-japao-sob-protesto-de-ambientalistas/

Comissão internacional endurece critérios para caça científica a baleias (G1)
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/09/comissao-internacional-endurece-criterios-para-caca-cientifica-baleias.html

Islândia envia embarque de 1.700 toneladas de carne de baleia para o Japão (The Guardian) (em inglês)
http://www.theguardian.com/environment/2015/jun/05/iceland-sends-shipment-of-1700-tonnes-of-whale-meat-to-japan

Desesperados, baleeiros rumam ao norte (Greenpeace) (em inglês)
http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/makingwaves/whale-meat-iceland/blog/53241/

Monitoramento do navio "The Winter Bay" (Vessel Finder -- Sistema de Monitoramento de Navios Online) (em inglês)
https://www.vesselfinder.com/vessels/WINTER-BAY-IMO-8601680-MMSI-341433000 

Nenhum comentário: