Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inscrições abertas para seminário gratuito na FIRJAN sobre mudança do clima e gestão de recursos hídricos


interesse público

Ministro da Divisão de Clima do Itamaraty discutirá as perspectivas para a COP21 no Seminário Ação Ambiental.
Casos de sucesso de gestão da água e lançamento do Manual de Licenciamento Ambiental também serão destaques do evento, que acontece em 30 de junho e 1º de julho
Para debater os desafios sobre a mudança do clima e o uso eficiente da água, o Sistema FIRJAN promove, gratuitamente, nos próximos dias 30 de junho e 1º de julho, o Seminário Ação Ambiental. O ministro da Divisão de Clima do Itamaraty, Everton Lucero, participará do primeiro dia do evento para destacar as perspectivas do Brasil para a COP21, que acontece em dezembro e reúne 196 países para a criação de um novo acordo sobre emissões de Gases de Efeito Estufa.
No dia 1º de julho, quarta-feira, o debate será sobre a gestão eficiente da água na indústria. Segundo levantamento do Sistema FIRJAN, o setor industrial, responsável por 827 mil empregos diretos, vem fazendo sua parte: nos últimos dois anos, 56,7% das indústrias fluminenses adotaram ações de racionalização do uso da água, o que levou a uma redução de 25,6% no gasto de água nesse período.
Cases sustentáveis que evidenciam essa economia serão apresentados, como o Aquapolo Ambiental, maior empreendimento para a produção de água de reúso industrial na América do Sul e quinto maior do planeta. O projeto fornece 650 litros por segundo de água de reúso para o Polo Petroquímico da Região do ABC Paulista, em São Paulo, e economiza por mês 2,58 bilhões de litros de água potável.
Além do Aquapolo, serão apresentados cases da Casa da Moeda e da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). A ideia é debater sobre os projetos existentes para incentivar a criação de uma iniciativa sustentável no estado do Rio. Outro destaque importante será o lançamento do Manual de Licenciamento Ambiental, guia que sintetiza os principais passos do processo para qualquer atividade em funcionamento ou que deseje se instalar no Rio de Janeiro. Depois do evento, o manual ficará disponível para download gratuito no site: www.firjan.org.br.
Premiação para práticas sustentáveis
O Sistema FIRJAN entregará no seminário o Prêmio FIRJAN Ação Ambiental, que valoriza boas práticas ambientais de indústrias do estado do Rio. A premiação reconhece o aprimoramento das indústrias fluminenses de todos os portes em processos produtivos, implantação de projetos socioambientais e iniciativas que vão além das obrigações legais em prol da sustentabilidade. Nesta terceira edição, serão contemplados projetos em cinco categorias: Gestão de Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e Eficiência Energética; Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.
O Seminário Ação Ambiental também contará com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); do Ministério do Meio Ambiente; da Prefeitura do Rio, da Fundação Boticário; da Braskem; da Universidade de São Paulo (USP) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento acontece na sede do Sistema FIRJAN, de 14h às 18h: Avenida Graça Aranha, número 1 – Centro do Rio. As vagas são limitadas. Inscreva-se gratuitamente e confira a programação completa no site www.firjan.org.br/acaoambiental ou ligue para 0800 0231 231.
EVENTO: SEMINÁRIO AÇÃO AMBIENTAL
DATA: 30 DE JUNHO E 1º DE JULHO
HORÁRIO: 14H ÀS 18H
LOCAL: FIRJAN – AV. GRAÇA ARANHA 1 – 2º ANDAR – CENTRO DO RIO

Publicado no Portal EcoDebate, 29/06/2015

Nenhum comentário: