Casa da Ação nasce para apoiar estratégias de grupos que desejam se unir por soluções para a crise hídrica em São Paulo
São Paulo, fevereiro de 2015 – A crise da água que afeta a região metropolitana de São Paulo levou um grupo de ativistas sociais e empreendedores a lançar, no dia 23 de fevereiro, a Casa da Ação, espaço dedicado a estimular e apoiar soluções criativas para os grandes desafios sociais.
Iniciativa conjunta da ProjectHub, Together e outros parceiros, a Casa da Ação vai servir de espaço para que grupos possam se organizar e colocar em prática ações para enfrentar os efeitos da crise hídrica. Também vai abrigar palestras de especialistas, oficinas de co-criação, rodas de conversa e ações de conscientização.
O lançamento do espaço acontece um mês antes do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, e contará com programação diária montada de forma colaborativa com diversos movimentos e coletivos criativos de São Paulo.
“Ao longo do mês, vamos abrir para conversas, ações e campanhas de todo tipo voltados para discutir e construir coletivamente soluções para a crise da água”, explica Lucas Foster, fundador e Diretor Executivo da ProjectHub. “Já que somos uma rede de empreendedores criativos, é nossa obrigação colocarmos essa criatividade em prática e trabalharmos na busca por soluções.”
Entre as atividades previstas para o lançamento da Casa da Ação, no dia 23 de fevereiro, está uma performance da produtora Visual Farm, que vai projetar uma cascata no viaduto da Sumaré, enquanto uma pessoa faz rapel. Na performance, aos poucos a água da cascata vai sumindo até secar completamente.
No mesmo dia haverá também um “Pitch Day” de projetos que tenham relação com o tema da água. A ideia é aproximar empreendedores de potenciais investidores que estejam dispostos a ajudar as ideias a sair do papel. Qualquer empreendedor pode inscrever suas ideias pelo link http://www.casasdaacao.org/pitchday/.
A Casa da Ação vai inovar também ao organizar o StoryHack #AçãoPelaÁgua, um hackathon de storytelling durante o fim de semana inteiro entre os dias 28/02 e 1/03 e que vai reunir criativos (designers, desenvolvedores web, redatores, videomakers, entre outros) para construir juntos narrativas inovadoras que estimulem o engajamento da população na busca por soluções para a crise da água. Para participar do StoryHack, é necessário se inscrever no site da Casa da Ação (http://www.casasdaacao.org/) até 26/02. A inscrição é gratuita.
“Nossa proposta é juntar os ativistas sociais, que dominam tecnicamente o tema da água, mas que às vezes tem dificuldade de se comunicar para o grande público, com os criativos de diversas áreas para produzir produtos de comunicação bacanas e mobilizadores”, diz Renato Guimarães, co-fundador e Diretor de Estratégia da Together. “É a primeira vez que um hackathon deste tipo acontece em São Paulo e a nossa expectativa é de uma participação muito ativa”.
Para seus criadores, a Casa da Ação deve se transformar em um espaço estratégico para diversas atividades de grupos interessados em busca por soluções inovadoras para reuso e redução de consumo e colocar em prática ações que possam reduzir os efeitos da crise hídrica de São Paulo.
“Mais do que apenas mitigação de um problema, precisamos de uma transformação. Queremos uma cidade diferente e, para isso, é necessária uma outra relação com a água, que pode ser construída por meio da colaboração e criatividade”, diz Flavia Lemos, membro do coletivo Ocup& Abrace, um dos parceiros da Casa da Ação. “Por isso é importante que o cidadão seja protagonista da cidade e tenha uma participação ativa nas ações”.
Criada de maneira colaborativa e criativa, a Casa da Ação é pautada nos pilares da inovação aberta e participativa. “A ideia é que as pessoas repliquem o conceito. Que sejam abertas mais casas como esta em bairros, regiões e cidades que demandem a energia e a criatividade do ser humano para resolver a grande crise hídrica e outros desafios sociais”, diz Lucas Foster.
Sobre a ProjectHub
A ProjectHub é uma rede global que conecta empreendedores criativos com investidores de impacto comprometidos com a experiência de vida das pessoas. Com mais de 2 milhões de reais viabilizados para projetos criativos, a ProjectHub já conectou investidores como Google e 3M com empreendedores criativos e transformadores.
www.projecthub.com.br
www.projecthub.com.br
Sobre a Together
A Together é uma agência focada em promover a transformação social por meio da mobilização e engajamento de indivíduos, empresas e organizações em causas de impacto social.
www.wearetogether.co
A Together é uma agência focada em promover a transformação social por meio da mobilização e engajamento de indivíduos, empresas e organizações em causas de impacto social.
www.wearetogether.co
Serviço
Abertura - Casa da Ação
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro
Horário: 19h – Abertura
19h30 – Início Pitch Day
Encerramento: Visual Farm
Local: Rua Oscar Freire, 2529 – Pinheiros (em frente ao Metrô Sumaré)
Entrada: Gratuita e livre
(Casa da Ação) Abertura - Casa da Ação
Data: Segunda-feira, 23 de fevereiro
Horário: 19h – Abertura
19h30 – Início Pitch Day
Encerramento: Visual Farm
Local: Rua Oscar Freire, 2529 – Pinheiros (em frente ao Metrô Sumaré)
Entrada: Gratuita e livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário