sapo Mata Atlântica ganha nova espécie de sapo
A característica mais evidente que diferenciou esta espécie é que possui apenas três dedos nas patas anteriores. Fotos: Divulgação/Reuters

O Brasil tem a maior diversidade de anfíbios do mundo, e para aumentar essa lista, foi descoberto, em Guaraqueçaba, no Paraná, um sapo, que mede 1,5 cm e possui a cor alaranjada. A nova espécie foi denominada Brachycephalus tridactylus, por possuir apenas três dedos nos membros da frente.
O animal foi encontrado durante um estudo da Universidade Federal do Paraná, com apoio da Fundação Boticário, que buscava comparar a diversidade de rãs, pererecas e sapos em paisagens distintas.
O biólogo Michel V Garey foi o responsável pela descoberta. Ele encontrou o pequeno sapo em fevereiro de 2007 a mais de 900 metros de altitude da Reserva Natural Salto Morato, uma área 2,3 mil hectares de Mata Atlântica. Porém só no mês de junho deste ano, o animal foi reconhecido oficialmente pela revista internacional Herptologica.
O Brachycephalus tridactylus é a segunda espécie descoberta na região. Segundo Michael Garey, no Paraná existem mais de 120 espécies de sapos, no entanto, as informações sobre elas são muito poucas.
sapo2 Mata Atlântica ganha nova espécie de sapo
Declínio dos anfíbios
Segundo o portal O Globo, em todo o planeta, são mais de 6,7 mil espécies descritas de anfíbios. No entanto, de acordo com Garey, já se observa um declínio global por motivos como:
  • Poluição da água e do solo;
  • Desmatamento;
  • Aumento da radiação ultravioleta;
  • Doenças, fungos, vírus.

“Precisamos preservar os locais onde eles existem e estudar seus hábitos”, afirmou o pesquisador. “A nova espécie, por exemplo, ocorre no topo dos morros onde o clima é mais ameno e úmido. Com o aumento da temperatura, ela pode não ter para onde ir, pois não existem lugares mais frios para ela se mudar”, acrescentou.
Para o biólogo, a importância de listar mais uma espécie à vasta biodiversidade brasileira, ainda bastante desconhecida, é pautar medidas de conservação para preservar os habitats dos animais e dos biomas brasileiros.

**************************

FONTE : * Publicado originalmente no site EcoD.