Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CANASVIEIRAS, SC : Manifestação Pública de Conscientização Popular

Canasvieiras é um balneário muito visitado por turistas, pois possui águas quentes e tranquilas, comércio sustentável, boa gastronomia, vida noturna.
Com 3 kms de praia e 6 pontos de monitoramento da qualidade da água do mar para banho, efetuado pela FATMA : www.fatma.sc.gov.br/balneabilidade/historico/canasvieiras
Possui uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), cujos efluentes contaminam os canais de drenagem e rios da região, mais especificamente o "Rio do Brás" que, quando do "estouro" de sua foz, descarrega suas águas contaminadas para o mar e praia de Canasvieiras.
Nos últimos anos. chegamos a ter por várias semanas TODOS os 6 pontos de pesquisa da FATMA, como impróprios para banhos de mar.
Como se isso não bastasse, agora (agosto/2012), querem ligar também nessa Estação de Tratamento de Esgotos, os esgotos  provenientes das praias de Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Ingleses e Jurerê e - para 2013 - também os esgotos da Praia Brava e Lagoinha. Tudo isso sempre com o mesmo destino para os efluentes : canais de drenagem que se ligam diretamente às praias.
A estação de Tratamento de Esgotos de Canasvieiras é deficiente no tratamento dos esgotos, com rfelatórios comprobatórios e multas emitidas pela FATMA e pelo ICMBio, não possui licença ambiental para operação, com canais e rios sem capacidade para recebimento de quaisquer tipos de efluentes de esgoto.
Queremos e lutaremos por saneamento responsável e eficaz !
Não aceitaremos ligações de esgotos adicionais de outros bairros sem estudos comprobatórios de capacidade de tratamento e de descarga de efluentes.

DEFENDEMOS :

1)- lutar por um saneamento responsável;
2)- impedir a ligação de mais esgoto na Estação de Tratamento de Easgoto de Canasvieiras, até que esta apresente eficiência no tratamento e local adequado para descarga dos efluentes;
3)- conscientizar a população;
4)- cobrar transparência da empresa responsável pelo tratamento de esgoto.

CONVOCAÇÃO PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA :

data : 7 de agosto de 2012.
horário :
19h
local : Clube Avante - Santo Antônio
informações : 48.3266.2010 (acif cANASVIEIRAS)

Venha ! Participe !
Ajude a impedir uma maior contaminação do nosso mar, rios, mangues e praias !

APOIO :

ACIF, CCBS, ABS, AMSAL, UFECO, CCPONTAL, SOS Canasvieiras, AMVBJ, AMORA, AMOCAN, POUSAR e MORADORES.

Nenhum comentário: