Adubo, também conhecido como fertilizante, é um produto de origem orgânica ou sintética (mineral) usado para nutrir as plantas. O adubo é muito usado na agricultura e na jardinagem, pois possui grande quantidade de nutrientes e, portanto, pode deixar o solo fértil, aumentando a produção.
Adubo orgânico
Tem origem na decomposição de plantas, frutas, folhas, vegetais, cascas de ovos, ossos de animais, fezes de boi (esterco) e outros elementos de origem orgânica. É também encontrado no solo das florestas (principalmente tropicais e equatoriais), pois as folhas e frutas formam o humos, após caírem e entrarem em decomposição.
Adubo sintético
Também conhecido como adubo mineral, este tipo de adubo é produzido por indústrias químicas e de fertilizantes. É muito usado na agricultura para corrigir as deficiências nutricionais do solo, provocadas pelo excesso de uso ou erosão. Um solo pobre em nutrientes pode ser utilizado para o cultivo, desde que seja tratado com este tipo de fertilizante. Este tipo de adubo pode conter nitrogênio, potássio, fósforo e outros nutrientes.
Classificação dos adubos
- Orgânico
- Fosfatados
- Calcários
- Mistos (possui vários elementos destinados a fertilização do solo)
- Potássicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário