Powered By Blogger

domingo, 4 de outubro de 2015

QUÊNIA : Elefantes feridos vão até abrigo à procura de ajuda

04 de outubro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
No mês passado, um elefante selvagem e dois amigos seus foram atacados por caçadores. Feridos por flechas envenenadas, eles se arrastaram pelas terras africanas até um local onde havia quem poderia ajudá-los: a ONG David Sheldrick Wildlife Trust (DSWT).
Sgundo o The Dodo, embora esse elefante selvagem nunca tivesse sido residente do santuário da DSWT, ele conhecia elefantes que foram. Ele fez amizade com duas fêmeas que haviam ficado órfãs e que foram criadas no Centro de Reintegração Ithumba da DWST, e que agora lideram os seus próprios rebanhos selvagens. Em 2011, ele teve filhotes com elas, a quem a DSWT deu os nomes de Mwende e Yetu.
E a ONG tem certeza que ele sabia que esse grupo de humanos representaria a ajuda de que ele tanto precisava.
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
“Nós estamos certos de que o pai de Mwende sabia que se eles retornassem para o abrigo, eles teriam a ajuda e o tratamento de que necessitavam, pois isso acontece continuamente com animais feridos no norte; todos eles vão para Ithumba quando precisam de socorro, entendendo que lá serão ajudados”, escreveu a DWST.
E apesar de ser surpreendente que um elefante procure por humanos pedindo ajuda – especialmente quando ele acabou de ser ferido por pessoas – não é algo inacreditável.
Elefantes têm notáveis habilidades de raciocínio espacial e são capazes de elaborar mapas mentais detalhados que os auxiliam na movimentação em seus territórios. Considerando a sua inteligência e a alta sociabilidade, é possível que elefantes que foram tratados pela DSWT tenham comunicado que lá é um local seguro.
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
“A cada dia somos mais impressionados pela vida selvagem do Quênia”, disse a organização.
Felizmente, esses elefantes não foram feridos com muita gravidade. Eles ficaram sedados durante horas para que a equipe de veterinários pudesse tratar de suas lesões, limpando as áreas envenenadas e aplicando-lhes antibióticos e argila de proteção.
E, de acordo com a DWST, eles passam bem – e parecem estar gratos.
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
Foto: David Sheldrick Wildlife Trust
O pai de Mwende e Yetu permaneceu na área com os seus amigos e eles têm sido vistos regularmente. “Todas as feridas foram completamente curadas, e eles estão em plena recuperação”, informaram os cuidadores.
Para saber mais sobre o trabalho da DWST, visite o site.

Nenhum comentário: