Expedição envia primeiros relatos direto da TI Yanomami
No ano em que se comemoram os 20 anos da homologação da Terra Indígena (TI) Yanomami, teve início no dia 27 de outubro último, uma expedição integrada por Funai (Fundação Nacional do Índio), HAY (Hutukara Associação Yanomami), Exército e ISA, que vai percorrer até 18 de novembro cerca de 280 quilômetros no leste da TI, em Roraima. A iniciativa é apoiada pela Fundação Rainforest da Noruega. Leia os primeiros relatos da série e confira as fotos que o ISA começa a publicar hoje, enviados diretamente da Terra Indígena - Notícias Socioambientais, 6/11.
Serviços ambientais e planos municipais da Mata Atlântica são debatidos no Vale do Ribeira
Durante três dias, entre 29 a 31 de outubro, o Instituto Socioambiental (ISA) promoveu na cidade de Registro (SP), seminário para discutir oportunidades e desafios para a região, com base em dois eixos: pagamento por serviços ambientais e os planos municipais da Mata Atlântica - Notícias Socioambientais, 7/11.
Prêmio Culturas Indígenas abre inscrições
Na quarta edição, o prêmio atribuído anualmente pelo Ministério da Cultura por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, homenageia o cacique Raoni Metuktire Kayapó - Notícias Socioambientais, 7/11.
Povos Indígenas
Ação contra extração ilegal de ouro em terras indígenas
A Polícia Federal deflagrou ontem uma operação contra a extração ilegal de ouro em terras indígenas na região do rio Teles Pires, na divisa entre os Estados de Mato Grosso e Pará. O ouro ganhava aparência de legalidade por meio de notas fiscais obtidas com cooperativas de garimpeiros e era vendido por empresas a investidores de São Paulo, como ativo financeiro. Até o fim da tarde de ontem, 17 pessoas estavam presas (7 no Pará, 6 em Rondônia e 4 em Mato Grosso). No total, havia 28 pedidos de mandados de prisão e 64 mandados de busca e apreensão em sete Estados (MT, PA, RO, AM, SP, RJ e RS). A atividade ilegal se concentrava em terras indígenas dos Kaiabi e Munduruku, na região de Matupá e Alta Floresta, e já durava cinco anos - OESP, 7/11, Nacional, p.A12; FSP, 7/11, Poder, p.A12.
Índios protestam contra portaria da AGU
O Palácio do Planalto foi alvo de protestos indígenas na tarde de ontem. Um grupo de nove etnias do Maranhão e do Amazonas fizeram uma manifestação pedindo a revogação da Portaria 303 da Advocacia-Geral da União que limita a ampliação de áreas indígenas já demarcadas. A segurança do Planalto foi reforçada, mas não houve registros de violência. Os índios queriam se encontrar com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para pedir a anulação do texto. Os índios também reivindicaram melhorias nos serviços de saúde e agilidade na demarcação de territórios - FSP, 7/11, Poder, p.A12; CB, 7/11, Brasil, p.9.
Índios preferem terras
Os índios estão mais preocupados com demarcações de suas terras do que com a criação de fundos exclusivos para investimento social em suas comunidades, patrocinados por investidores de grandes projetos hidrelétricos no Norte do país. "Como primeiros habitantes, não queremos o Brasil de volta, mas é preciso diálogo para garantirmos a parte da natureza que sobrou", afirmou Taravy Kayabi, líder da aldeia Kururuzinho, durante debate realizado ontem em Brasília pelo Instituto Acende Brasil - CB, 7/11.
Populações Tradicionais
Governo estuda ações para extrativistas
O governo começa a elaborar de um Plano de Ação para o Fortalecimento do Extrativismo. Portaria assinada ontem cria grupo de trabalho interministerial para elaborar propostas para os problemas das populações extrativistas. A ideia é buscar ações conjuntas para consolidar políticas públicas de gestão das áreas protegidas que apoiem essas comunidades, atendendo demandas que vão desde a regularização fundiária - um dos principais problemas apontados nas reservas extrativistas -, dificuldade de acesso a crédito rural e programas de incentivo aos produtos da floresta, até falta de luz, escola, saúde. Uma avaliação será feita em 76 unidades de conservação de uso sustentável para saber quem mora nelas e quais são os problemas. Neste mês, será lançada uma chamada pública para promoção de Assistência Técnica e Extensão Rural para o extrativismo - OESP, 7/11, Vida, p.A17.
*************************************
FONTE : Manchetes Socioambientais, boletim de 7/11/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário