Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de maio de 2015

CRAIGLIST : Site de vendas na internet promove comércio de marfim

14 de maio de 2015 

(da Redação da ANDA)
Elefante com rosto mutilado por caçadores que buscam marfim. Foto: Care2
Elefante com rosto mutilado por caçadores que buscam marfim. Foto: Care2
Um relatório conjunto divulgado recentemente pela International Fund for Animal Welfare (IFAW) e pela Wildlife Conservation Society (WCS) apresentou a triste notícia de que o comércio de marfim está operando a todo vapor no Craigslist, um famoso site americano de anúncios gratuitos online. As organizações encontraram centenas de classificados cujo valor total está estimado em milhões de dólares. As informações são da Care2.
Para a elaboração do relatório, chamado “Elephant vs. Mouse: An Investigation of the Ivory Trade on Craigslist”, o site foi alvo de investigação por ser uma fonte significativa de anúncios online, com mais de 80 milhões de posts e 50 bilhões de visualizações mensais. O site também é conhecido por seu fraco monitoramento de e-commerce e transações.
De acordo com a IFAW, investigadores coletaram dados de 28 dos mais de 420 sub-sites geográficos da Craigslist durante apenas cinco dias (16 a 20 de Março) e descobriram anúncios vendendo marfim, peles de elefante e outros itens relacionados.
No total, eles rastrearam 522 posts oferecendo 615 itens, somando o total de 1,5 milhões de dólares. Usando estes números, o relatório concluiu que, no ano todo, há mais de 6.600 itens contando somente esses sub-sites, valendo ao todo mais de 15 milhões.
“Esta importante investigação mostra que os mercados de marfim ainda estão abertos e prevalentes nos Estados Unidos”, disse John Calvelli, vice-presidente executivo de Relações Públicas da WCS e diretor da campanha “96 Elephants”. “A WCS e a 96 Elephants estão focadas em parar com a matança, com o tráfico e com a demanda, e estamos esperançosos de que este relatório chame a atenção para a necessidade de fechar os mercados domésticos de marfim”.
Apesar das restrições às vendas de marfim e esforços nos Estados Unidos para fechar mercados desses produtos, o presente relatório demonstra que ainda há um mercado próspero que continua a colocar o futuro dos elefantes em risco.
Só entre os anos de 2010 e 2012, especialistas estimam que mais de 100 mil elefantes foram assassinados, em uma média de um elefante sendo morto a cada 15 minutos, todos os dias, por três anos seguidos. A esta taxa, alguns acreditam que eles poderão desaparecer totalmente dentro de uma década, se não forem tomadas ações drásticas para interromper a matança e para colocar fim à demanda que a está perpetuando.
Foto: Care2
Foto: Care2
Diversos sites de e-commerce, incluindo o Etsy e o eBay, adotaram medidas para tratar esta questão. Mas brechas nas leis que regulam os produtos de marfim e a falta de supervisão na Internet tornaram difícil o monitoramento das vendas.
No entanto, a IFAW e a WCS comentaram no relatório que, se a Craigslist é parte do problema, também pode ser grande parte da solução.
A Craigslist já possui uma política proibindo a venda de partes de corpos de animais, mas isso não aparece no site. Segundo a IFAW, as organizações pediram ao CEO da empresa, Jim Buckmaster, que resolvesse a questão. O site atualizou recentemente a sua política para declarar claramente que proíbe “marfim; espécies ameaçadas, em risco ou protegidas, bem como quaisquer das suas partes”.
Peter LaFontaine, secretário de campanhas da IFAW, afirmou que considera isso um passo na direção certa mas, mesmo assim, a questão é se o site fará cumprir a política.
Para ajudar a clamar aos Estados Unidos pela proibição do comércio de marfim, assine a petição .

Nenhum comentário: