Powered By Blogger

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Pelicanos marrons são mortos de forma cruel na Flórida (EUA)

10 de fevereiro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Foto: Care2
Foto: Care2
Dezenas de pelicanos marrons foram encontrados mortos na região de Keys, na Flórida, nas últimas semanas, todos vítimas de um mesmo crime trágico e cruel – alguém cortou suas bolsas abaixo dos bicos, tornando-os assim incapazes de se alimentar. Segundo a reportagem, os pobres pássaros morreram de fome, de forma lenta e agonizante. As informações são da Care2.
Não é a primeira vez que os pelicanos são atacados dessa maneira nos Estados Unidos, e o crime não é limitado à Flórida; um caso semelhante ocorreu também na Califórnia.
A série atual de mutilações em Keys vem acontecendo há semanas. Alguém estrategicamente faz um corte em toda a extensão das bolsas dos pelicanos, assegurando efetivamente que qualquer coisa que as aves tentem segurar deslize para fora. Cortar forçosamente uma ave que luta para se defender requer força e talvez mais de uma pessoa.
Pelicanos caçam prendendo o peixe em suas bolsas. Após sofrerem a agressão, não podem se alimentar.
Um caso semelhante aconteceu na Flórida no final de 2013, e não foi descoberta sua autoria. Maya Totman, diretora da Florida Keys Wildlife Rescue, diz não entender como alguém pode fazer algo tão terrível.
Ver um pássaro em luta para se alimentar com a sua bolsa aberta é uma imagem muito perturbadora. Kyle Miller, de Summerland Key, presenciou tal cena, quando estava próximo a um lago em 2014.
“Eu sabia que algo estava errado pois ele pegava o peixe e ele caía”, disse Miller ao Miami Herald. “Ele estava tão faminto, mas não podia levar nada ao seu estômago”.
Pelicano marrom em Fort Myers, na Flórida. Foto: Care2
Pelicano marrom em Fort Myers, na Flórida. Foto: Care2
Pelicanos são animais protegidos
Uma vez em perigo por causa da poluição por pesticidas, os pelicanos marrons existem atualmente em grande número ao longo da costa da Flórida, do Texas, da Califórnia e em outras partes.
Apesar de não serem considerados ameaçados de extinção, pelicanos marrons são uma espécie protegida sob a Lei de Aves Migratórias (MBTA), que torna ilegal a captura, a tutela, e toda transação comercial de qualquer pássaro migratório e suas partes – sem uma permissão válida.
Embora os pelicanos marrons sejam vistos como aves agressivas, quem os conhece relata que eles são animais curiosos e amigáveis. Glen Larson, presidente da Dock and Marine Construction Corp. e que tem muito contato com pelicanos, disse ao New York Daily News que eles se parecem com filhotes pedindo por petiscos.
O logo da empresa de Larson é um pelicano marrom. Ele está oferecendo 5 mil dólares como recompensa por informações que levem à prisão dos responsáveis pelo crime.
“Quero que sejam pegos e punidos”, disse Larson. “O pelicano poderia ser símbolo de um estado. Ele não faz nada de mal a ninuém”.
A Florida Keys Wildlife Rescue conseguiu salvar alguns pelicanos encontrados ainda com vida, com a ajuda do Dr. Don J. Harris, um veterinário voluntário.

Nenhum comentário: