Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de junho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agropecuária, Água, Clima, Energia
Ano 14
27/06/2014

 

Energia

 
  O governo federal tem planos de organizar de forma contínua leilões para contratação de energia solar, caso haja oferta de empreendimentos, afirma Mauricio Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O Brasil está bem atrás de outros países na inserção da fonte solar na matriz energética. A EPE prevê a contratação de 3.500 megawatts (MW) de capacidade instalada de projetos de energia solar entre 2014 e 2018. Esse total representa quase 10% de todas as fontes que devem ser contratadas no período. De acordo com as estimativas da EPE, as novas usinas que serão construídas no próximos quatro anos vão agregar 38.269 MW ao parque gerador brasileiro Valor Econômico, 27/6, Empresas, p.B2.
  A Eletrosul inaugura hoje a primeira usina solar instalada em um edifício público no Brasil. Com capacidade para atender cerca de 540 residências, o projeto é também o maior do gênero na América Latina. Mais do que uma iniciativa experimental, a Usina Megawatt Solar tem caráter comercial. A energia produzida a partir de painéis solares instalados na cobertura da sede da Eletrosul, em Florianópolis, e no estacionamento da empresa, será vendida em leilão ainda neste ano, entre agosto e setembro - OESP, 27/6, Economia, p.B12; Valor Econômico, 27/6, Empresas, p.B2.
  
 

Clima

 
  As Nações Unidas alertaram que existe 60% de possibilidade de ocorrência do fenômeno climático El Nino até agosto e de 75% a 80% entre novembro e dezembro, o que significa riscos de secas e inundações em diversas regiões e provável elevação da temperatura média mundial. Michel Jarraud, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, acredita que os governos ao redor do mundo terão tempo para preparar planos de urgência para enfrentar as consequências que o fenômeno poderá ter neste ano sobre agricultura, gestão de recursos hídricos e saúde, entre outras frentes - Valor Econômico, 27/6, Agronegócios, p.B14; O Globo, 27/6, Mundo, p.30.
  "O mundo precisa de um esforço concertado para adotar a geração de eletricidade com baixas emanações de carbono, e não mais negociações do tipo 'nós contra eles'. Todos os países necessitam novas tecnologias de baixo carbono, muitas das quais ainda estão fora do alcance comercial. Negociadores de acordos climáticos devem, portanto, concentrar-se em como cooperar para assegurar que inovações tecnológicas sejam criadas e beneficiem todos os países. Os países precisam inspirar-se em outros casos em que governos, cientistas e indústria uniram-se para produzir grandes mudanças", artigo de Jeffrey D. Sachs Valor Econômico, 27/6, Opinião, p.A13.
  
 

Geral

 
  Um plano para escalonar o uso da água, com base no sistema utilizado no Ceará, foi apresentado ontem pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí na tentativa de evitar que 3 milhões de pessoas de cidades como Campinas, Jundiaí e Piracicaba fiquem sem água. A proposta prevê a divisão do uso da água por horários e setores para suportar o período de seca que está apenas começando. Estariam envolvidos todos os municípios ligados ao Sistema Cantareira. A intenção é ter um plano de contingência para enfrentar a estiagem entre julho e setembro - OESP, 27/6, Metrópole, p.A17.
  "Há espaço para ampliar a safra sem destruir mais floresta. Estima-se que existam no país pelo menos 30 milhões de hectares de pastagens em algum estágio de degradação, com baixíssima produtividade para a pecuária. Aumentar a eficiência da criação animal e liberar tais áreas para o plantio agrícola surge como caminho óbvio. Esse estoque de terras, aliado ao contínuo aumento da produtividade da agricultura nacional, permitiria continuar expandindo a colheita por décadas sem agredir o ambiente. Neste ano expira a moratória da soja. Algumas organizações ambientalistas manifestam o temor de que recrudesça a destruição de florestas. Cabe aos produtores rurais demonstrar, como fizeram no sul do Pará, que isso é desnecessário", editorialFSP, 27/6, Editoriais, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: