Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de junho de 2014


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Economia Verde, Energia, Mudanças Climáticas, Política Socioambiental
Ano 14
26/06/2014

 

Direto do ISA

 
  Lançada em São Paulo por organizações da sociedade civil, a Agenda Brasil Sustentável traz um conjunto de princípios e compromissos sobre sete temas estratégicos a ser proposto a candidatos e seus partidos. O documento está aberto a adesões - Direto do ISA, 26/6.
  
 

Amazônia

 
  A Justiça Federal anulou a licença prévia ambiental do projeto Volta Grande de Mineração, tocado pela empresa canadense Belo Sun. A companhia pretende instalar no rio Xingu, bem próximo ao local onde está sendo construída uma das barragens da hidrelétrica de Belo Monte, o maior projeto de extração de ouro do país. A decisão foi tomada pelo juiz federal Claudio Henrique Fonseca de Pina, da subseção de Altamira (PA). Pina sentenciou que se suspenda o processo de licenciamento conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente do Pará. A condição para retomada do processo imposta pelo juiz é que haja elaboração prévia, pela Belo Sun, do estudo de impacto ambiental que contemple o impacto a comunidades indígenas - Valor Econômico, 26/6, Empresas, p.B4.
  A ADM Portos do Pará foi autorizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a explorar o terminal de Ponta da Montanha, na região de Barcarena, no Estado do Pará, especializado na movimentação de grãos como soja e milho. A autorização se deu por meio da assinatura, ontem, em Brasília, de um contrato de adesão entre a agência reguladora e a ADM. O contrato de adesão é um instrumento jurídico usado pela agência para conceder autorizações de terminais de uso privativo. O contrato firmado com a ADM é o primeiro adaptado à Lei 12.815, de 2013, a nova Lei dos Portos Valor Econômico, 26/6, Brasil, p.A3.
  
 

Geral

 
  O ano de 2014 registrou o mês de maio mais quente desde que as medições começaram, em 1880, anunciou nesta semana a Nooa (Agência Americana Oceânica e Atmosférica). A temperatura média na superfície terrestre e dos oceanos atingiu 15,54oC em maio, o que representa 0,74oC a mais do que a média de 14,8oC no século 20. Também foi o 39o mês de maio consecutivo e o 351o mês seguido em que a temperatura global esteve acima da média do século passado. A maior parte do planeta viveu em maio deste ano temperaturas mais quentes do que a média, com picos de calor no leste do Cazaquistão, partes da Indonésia e noroeste da Austrália FSP, 26/6, Ciência, p.C7.
  O comércio de energias renováveis entre países em desenvolvimento está crescendo muito mais rápido do que as taxas mundiais ou do que o fluxo dos países do Norte para os do Sul. A China lidera essa tendência, que se beneficia da queda no preço das energias renováveis. Em 2013, as exportações de painéis e células fotovoltaicas chinesas para o mundo em desenvolvimento cresceram 145%, batendo o recorde de US$ 2,3 bilhões. O preço dos painéis solares caiu 78% entre 2007 e 2012. Em 2013, os países em desenvolvimento adicionaram 20,7 GW em novas instalações eólicas. A capacidade instalada global em energia solar fotovoltaica foi quase 1/4 maior que a de 2012. Os dados fazem parte de estudo do Pnuma sobre o comércio Sul-Sul de energias renováveis divulgado ontem Valor Econômico, 26/6, Internacional, p.A11.
  A economia verde é inevitável e virá pelo bem ou pelo mal. Pelo bem é a rota dos países que desenharem uma estratégia para chegarem à economia de baixo carbono. A outra via implicará o desenvolvimento de fortes setores destinados a limpar os estragos feitos na natureza no passado. Essa é a opinião de Steven Stone, chefe da divisão de Economia e Comércio do Pnuma em Genebra. Na Assembleia Ambiental das Nações Unidas (Unea) que acontece nesta semana em Nairóbi, no Quênia, Stone promoveu debates e divulgou estudos sobre energias renováveis e o financiamento à economia verde Valor Econômico, 26/6, Internacional, p.A11.
  
 

Nenhum comentário: