O projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, realizado pelo Instituto Pólis em convênio com a Petrobras, realizará dois Encontros Regionais na Baixada Santista e no Litoral Norte para apresentar à população e ao poder público as Agendas Municipais e Regional de Desenvolvimento Sustentável, desenvolvidas ao longo deste ano, por meio de um processo participativo.
O objetivo dos encontros é apresentar a versão final do documento, construída após as consultas e audiências participativas, e abrir espaço para as últimas contribuições dos participantes.
O evento do Litoral Norte será no dia 10 de dezembro, das 9 às 18h, no Instituto Federal de São Paulo, em Caraguatatuba. Já na Baixada Santista o encontro será no dia 12 de dezembro, Das 9 às 18h, na Unimonte Rua Comendador Martins, 52, Bairro Vila Mathias.
Sobre as Agendas
A partir dos diagnósticos elaborados na primeira fase do projeto (disponíveis para download aqui) pretende-se em 2013 construir conjuntamente a Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável e as Agendas de Desenvolvimento Sustentável para cada um dos municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista.
Esta Agenda pretende contribuir para a atuação do Poder Público,das organizações da sociedade civil e do setor privado para o planejamento integrado das políticas públicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de toda a população, de forma equilibrada com o meio ambiente.
O grande desafio que se coloca é a discussão dos padrões atuais de desenvolvimento e as possibilidades de novos modelos, levando em conta que quase 65% do território encontra-se em áreas ambientalmente protegidas; prevalece a concentração socioeconômica nos dois polos regionais, ficando os outros municípios dependentes destes polos, o que impacta diretamente na mobilidade; há dependência do veranismo e desarticulação com o turismo sustentável, inclusivo e diversificado; os grandes projetos em pauta reforçam os padrões de desenvolvimento instituídos e a lógica concentradora do capital e da infraestrutura; como os instrumentos de gestão e planejamento territorial regional e municipal podem se articular, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região.
Para se inscrever e saber mais clique aqui.
(Projeto Litoral Sustentável)
Nenhum comentário:
Postar um comentário