Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

UMA NOVA BOMBA NO RS : mais um grande empreendimento na APA do Parque do Delta do Jacuí

O projeto de empreendimento imobiliário da Merlick/Sens está localizado no município de Eldorado do Sul, na Estrada do Conde, e visa a implantação de um condomínio de luxo numa área de 73,83 hectares nas margens do Rio Guaíba (Saco de Santa Cruz). Além da abertura das margens, com desvio das águas do Rio Guaíba para o interior do condomínio, onde serão abertos diversos canais artificiais, o empreendimento implica a abertura de um extenso canal de navegação privado no Saco de Santa Cruz.

O canal de navegação privado proposto possui 6 quilômetros de extensão, e serviria para as embarcações de recreio do condomínio – iates, lanchas e veleiros, para um calado de 2,5 metros (profundidade de dragagem de 3 metros). A foto de satélite abaixo mostra a área do empreendimento, às margens do Rio Guaíba (Saco de Santa Cruz), e o canal artificial de navegação, de uso exclusivo do condomínio Ponta da Figueira Marina (o canal passaria entre a Ilha das Pombas e a Ilha das Balseiras).

O interessante é que a licença da FEPAM para a dragagem dos canais esta em nome da SPH – SUPERINTENDENCIA DE PORTOS E HIDROVIAS que pertence ao Governo Estadual. Ora como pode um Órgão Estadual solicitar licença para dragagem de uma obra particular?

A FEPAM já licenciou, mas muita coisa ainda esta nebulosa.
*******************************
FONTE : Henrique Wittler/ Os Verdes (Centro de Estudos Ambientais)

Nenhum comentário: