Mergulhadores e estudantes recolheram 700 quilos de dejetos na praia e costão de Porto BeloJá imaginou durante um mergulho encontrar uma descarga plástica de banheiro? Itens como este foram retirados do fundo do mar e dos costões da Enseada Encantada de Porto Belo.
Olixo deixado na natureza por turistas e moradores somam 700 quilos e foi recolhido sábado pela Associação Catarinense de Pesca Subaquática (ACPS).
– Pretendemos promover todos os anos a caça ao lixo subaquático – disse Rangel Maurício de Almeida, presidente da ACPS.
Embalagens plásticas de alimentos foram as mais encontradas. Além da poluição, o produto, por conta do brilho, atrai tartarugas. Muitas acabam morrendo após comer o plástico.
Os materiais recolhidos do mar e dos costões foram colocados em sacos e serão separados por trabalhadores da prefeitura de Porto Belo, que darão destino correto aos objetos.
O metalúrgico José Horner, 32 anos, morador de Brusque, no Vale do Itajaí, foi um dos mergulhadores que participaram do projeto.
– Nos costões há muito lixo. São coisas trazidas por pescadores de fim de semana, como embalagens de alimentos – disse.
A ação, que teve a participação de 150 pessoas, servirá de exemplo para que a prefeitura coloque em prática uma lei municipal aprovada no começo do ano. Em Porto Belo, é proibido acampar ou acender fogueiras nos costões como forma também de evitar o descarte errado do lixo.
– Até o verão, teremos fiscalização nas praias – promete Alexandre Stodieck, secretário de Turismo.
************************
FONTE : jorn. PATRÍCIA AUTH (Diário Catarinense, edição de 30/8/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário