sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Brasil tem quase 14 mil focos de queimadas nesta quinta-feira

Os satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registram 13.823 focos de queimadas em todo o país hoje (12), não só em áreas de floresta. A maioria está concentrada nas regiões Norte e Centro-Oeste. A estiagem e a baixa umidade relativa do ar aumentam o risco de incêndios.

Em Mato Grosso, há 4.284 focos de queimadas. No norte do estado, o município de Marcelândia foi atingido por um incêndio que destruiu serrarias e pelo menos 100 casas. No Acre, que está em estado de alerta ambiental desde a última segunda-feira (9), o número de focos de queimadas caiu de 246 para 14.

No Pará, são 3.836 focos de calor em todo o estado. O Tocantins tem 1.434 focos, o Maranhão, 609, a Bahia, 598, e Rondônia, 539. Em Goiás e no Distrito Federal, onde a umidade relativa do ar está abaixo dos 25%, o Inpe registra 644 e 27 focos de queimadas, respectivamente.

De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a umidade relativa do ar continuará baixa nesta quinta-feira em todo o Centro Oeste, em Tocantins, no sul do Piauí, na parte sul da Região Norte, e no oeste da Bahia e de Minas Gerais.
*********************************
FONTE : Luana Lourenço, da Agência Brasil (Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: