sexta-feira, 20 de agosto de 2010

LIVRES PARA VOAR : pássaros voltam à natureza em SC

Passarinhar, verbo intransitivo pouco conhecido. Mas praticado por muitos. Significa caçar pássaros. Ontem (19/agosto/2010), 130 aves foram devolvidas à natureza. Resultado de apreensões nos últimos dois meses pela Polícia Ambiental de Santa Catarina e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Espécies como sabiá, trinca-ferro, coleirinho e sanhaço foram soltos em uma área de Mata Atlântica. A pedido da Polícia Ambiental, o nome do município não é revelado.

– Dizer onde foram devolvidos é uma ameaça, passarinheiros podem tentar caçá-los – diz Marcelo Duarte, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Parque do Rio Vermelho.

Antes da soltura, os pássaros passam por uma quarentena, onde reaprendem a voar. Dependendo do tempo de confinamento, as reações são diferentes ao voltar à natureza.

Enquanto alguns pássaros voam para a mata e exibem o canto, outros retornam para próximo dos policiais. Dois deles voltaram para o Cetas e passarão por nova quarentena. Na manhã de ontem, a Polícia Ambiental encontrou pinguins nas praias da Ilha foram devolvidos ao mar.
****************************
FONTE : jorn. ÂNGELA BASTOS (Diário Catarinense, 20/agosto/2010)

Nenhum comentário: