Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LAGUNA, SC : mais de 50 baleias em duas horas

Mais de 50 baleias em duas horasPesquisadores do Instituto Baleia Franca realizaram, no sábado, um sobrevoo de duas horas pelo litoral catarinense e avistaram 57 baleias francas entre Florianópolis e Laguna.

Os animais aproveitam as águas tranquilas e quentes para amamentar. Entre julho e novembro, elas deixam a região da Antártida e vêm para o Sul do Estado para acasalamento e reprodução. No resto do ano, permanecem nas águas geladas da Antártida, onde se alimentam e juntam energia para as longas viagens que fazem para cuidar dos filhotes.

Apesar do peso e tamanho – que chegam a 60 toneladas e até 17 metros de comprimento na fase adulta – a baleia franca salta do oceano colocando quase metade de seu corpo para fora do mar e espirrando grande quantidade de água. As baleias sobem à superfície para respirar.

Elas são a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção. A caça desenfreada no Brasil para a extração de gordura e produção de óleo aconteceu até a década de 1970, quando o extermínio da espécie em quase sua totalidade provocou o declínio da atividade na região.
*************************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 30/8/2010.

Nenhum comentário: