Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

PRIMEIRA SEMANA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE EM SANTA MARIA,RS

Em 1983, a Secretaria Especial do Meio Ambiente, conhecida pela sigla SEMA, era uma subsecretaria colocada dentro do Ministério do Interior . Seu ativo titular era o Dr. Paulo Nogueira Neto, que foi cedido para o governo federal pela USP-Universidade de São Paulo, onde era fundador e titular da cátedra de Ecologia.
Por determinação da SEMA, em maio de 1983 foi decretado que todas as prefeituras brasileiras deveriam comemorar, de 1 a 7 de junho, a "Semana Nacional do Meio Ambiente". Em Santa Maria, fui convidado pelo prefeito Dr. José Haydar Farret para coordenar, planejar e fazer realizar este evento. Resolvi aceitar o desafio uma vez que certa parcela da comunidade e da imprensa acusava os ecologistas de apenas criticarem e jamais executarem algo de prático.Passei cerca de 20 dias arregimentando forças. Pretendo lembrar de todas aqui. Direção, funcionários e alunos do SENAC deram notável apoio, confeccionando belíssimo cartaz com a programação, horários, local e nome dos palestrantes. Ainda fizeram as vezes de recepcionistas no Centro de Atividades Múltiplas, local do evento, 12 moças elegantemente trajadas, alunas do Curso de Recepcionistas do SENAC. Os escoteiros da Tropa Henrique Dias distribuiram 10 mil folhetos convidando a população (folhetos pagos pela Prefeitura Municipal e distribuídos nas ruas, avenidas e nas escolas, de sala em sala de aula).
Meus alunos da disciplina de Ecologia dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Florestal ministraram dezenas de palestras nas escolas municipais e, junto com os escoteiros da Tropa Henrique Dias, plantaram dezenas de mudas de árvores ao longo do Parque Itaimbé, muitas delas transformadas hoje (25 anos depois) em frondosas árvores. Meus alunos dos cursinhos Master e Riachuelo também colaboraram na distribuição dos folhetos sobre o evento.
Todas as palestras foram gravadas pelos técnico Anacleto Brondani, da Rádio Universidade, com a colaboração indispensável do motorista Petry e do locutor Roberto Montagner, então diretor da emissora da UFSM, também responsáveis pela sonorização do Centro de Atividades Múltiplas durante sete noites consecutivas. O Departamento de Divulgação da UFSM também muito colaborou (distribuindo "releases") nas pessoas de Gaspar Miotto, Jane, Mariluza, Áurea, Ivone e Nicola Chiarelli Garófallo. Os colunistas de A RAZÃO, Humberto Gabbi Zanatta e Vicente Paulo Bisogno, assinaram matéria divulgando o fato. Também muito colaboraram : Pedro Freire Junior (Rádio Imembui), padre Potrilho e Hugo Fontana (Rádio Medianeira), José Luiz (Rádio Santamariense), Paulo Ceccin (FM Cultura), Jorge André (FM Atlântida), Ademar Ribeiro, Carlos Eduardo Pavani, Verinha Pinheiro e Sérgio Assis Brasil (todos pela TV Imembuí), professoras Romy Scalcon e Ceura Fernandes (pela Delegacia de Educação) e as direções de todas as escolas da cidade. As palestras também receberam cobertura das sucursais dos jornais de Porto Alegre.
Durante as sete noites de palestras, cerca de 1500 pessoas lotaram completamente as dependências do Centro de Atividades Múltiplas, o popular "Bom-Bril". Houve necessidade de que a Rádio Universidade instalasse caixas de som do lado externo do prédio para que cerca de 500 pessoas pudessem ouvir as palestrantes. O impressionante era o silêncio e a disciplina de todos.
O programa desenvolvido, temas e palestrantes foi o seguinte :
1/junho - James Pizarro - palestra inaugural "A Má Qualidade de Vida no Planeta"
2/junho - "Desertos e Áreas de Desertificação no Rio Grande do Sul" - Prof. José Salles Mariano da Rocha
3/junho - Gustavo Quesada - "Comunidades Agro-energéticas"
4/junho - Horst Oscar Lippold - "Aspectos da Fauna Silvestre do Rio Grande do Sul"
5/junho - Dr. Arnaldo Walty - "Câncer e Meio Ambiente"
6/junho - Amaury Silva - "A Verdade sobre as Drogas"
7/junho - Mesa Redonda com os professores João Radünz Neto, Brandão, Ilka Bossemeyer e Paulo Ary Moreira versando sobre "Piscicultura e Aspectos Ecológicos da Água"
Foi feito, como ato final, um plantio de árvores no centro da cidade, com a presença do prefeito municipal, José Haydar Farret e grande número de autoridades, escolares, universitários e populares.
As cerca de 2000 pessoas que assistiram as palestras e assinaram livro de presença ganharam, sem nada pagar, certificado de participação fornecido pela direção do SENAC.Registre-se também que a entrada durante toda a semana foi inteiramente grátis. Registro para a memória da cidade esta iniciativa, de intensa repercussão cultural, técnica, científica e popular. Lamento que, passados 25 anos, a comemoração da "Semana Nacional do Meio Ambiente" ficou apenas nesta primeira edição.
Por razões que desconheço e lamento, a semana nunca mais se realizou.
Coisas de Santa Maria...
******************************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: