Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de maio de 2010

RÉPTEIS QUEIMADOS : Ciência perde com o incêndio no Butantan


Polícia apura causas do fogo que destruiu acervo de cobras e aracnídeos

A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar as causas e eventuais responsabilidades do incêndio que destruiu, sábado, uma das maiores coleções de cobras do mundo, que estavam no laboratório de répteis do Instituto Butantan, em São Paulo.

Curto-circuito ou sobrecarga elétrica são algumas das hipóteses para ter começado o fogo no laboratório e que serão trabalhadas pelos peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico Científica, que interditou o local. O laboratório de répteis era aberto para pesquisas feitas por alunos e estudantes. Segundo a assessoria de imprensa do Butantan, os museus do instituto serão reabertos para visitação na terça-feira.

Apesar de nenhum funcionário ter se ferido, as chamas consumiram grande parte dos mais de 500 mil exemplares mortos de serpentes, aranhas e escorpiões que eram conservados em vidros com álcool e formol. O instituto, que é ligado à Secretaria de Estado da Saúde, só irá iniciar o levantamento oficial dos prejuízos após o trabalho da perícia. O acervo, iniciado há 120 anos, tinha 85 mil cobras de várias espécies, e 450 mil aracnídeos, entre aranhas e escorpiões. Para cientistas, a perda do acervo científico é “incalculável”.

– São cem anos de história. É um prejuízo incalculável – lamentou Francisco Franco, curador da coleção.

Em nota divulgada sábado, o instituto afirmou que, “segundo informações preliminares prestadas pelos Bombeiros, não havia no prédio qualquer problema relacionado às instalações que possa ter originado o incêndio”. A nota informa, ainda, que o secretário estadual da Saúde, órgão ao qual o instituto é ligado, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve sábado pela manhã no Butantan e solicitou que a instituição elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio. Durante a semana, o Instituto Butantan vai preparar um projeto de recuperação do laboratório de répteis. Segundo os bombeiros que foram combater o incêndio, 75% do imóvel foi consumido pelo fogo. O incêndio começou às 7h30min e foi controlado uma hora depois.
*********************************
FONTE : DC, edição de 17/maio/2010.

Um comentário:

Mimirabolante disse...

No Brasil temos intituições que são de grande valia,servem como incentivo até em outros países,porém,nós brasileiros não cuidamos,não valorizamos e preservamos nossos patrimônios.......adoro cobras,animais peçonhentos....admiro quem trabalha e pesquisa com este segmento da natureza....fiquei arrasada qd vi na tv sobre o incêndio e mais ainda,sobre as perdas,os danos irreparáveis.......Gostaria de ter feito uma postagem,já fico satisfeita em ver aqui.....mil bjcas