Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2010

Sabesp apresenta resultados do Programa de Redução de Perdas de Água no Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água será celebrado na próxima segunda-feira, 22/3, e, para marcar a data, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) fará um balanço de suas ações em prol do meio ambiente. O presidente da empresa, Gesner Oliveira, apresentará os resultados obtidos no Programa de Redução de Perdas de Água, um inventário das emissões de gás carbônico, o modelo das pequenas centrais hidrelétricas e abordará o tema da energia limpa. O evento contará com a presença da secretária de Saneamento e Energia do Estado, Dilma Pena, que encerrará as apresentações.

Também no Dia Mundial da Água, ocorrerá o lançamento da revista National Geographic – Edição Azul, que tem a água como tema. O redator-chefe da publicação no País e coordenador do Movimento Planeta Sustentável da Editora Abril, Matthew Shirts, falará sobre o tema “Renovar o modo como as pessoas usam e pensam a água doce”.

Entre os exemplos desse novo posicionamento socioambiental está o Programa de Redução de Perdas: por meio dele, entre 2006 e 2009, a Sabesp economizou 157,5 bilhões de litros de água, volume suficiente para abastecer 520 mil pessoas. No período, o índice de perdas da companhia caiu de 32% para 26%.

Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que investe em obras necessárias para a universalização dos seus serviços em 2018, a Sabesp tem investido em soluções ambientais sustentáveis, tão imprescindíveis hoje, especialmente na Região Metropolitana de São Paulo, um dos maiores conglomerados urbanos do mundo (19 milhões de pessoas) concentrado em uma área marcada pela escassez hídrica.

Para cada morador da Grande São Paulo, há disponível por ano 201 mil litros de água – o recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas) são 2,5 milhões de litros. “Mais de um quinto dos brasileiros vive em São Paulo, onde está apenas 1,6% da água do País, que possui 12% da água doce do planeta”, lembra a secretária Dilma Pena. “O coeficiente hídrico da Região Metropolitana de São Paulo é inferior ao de alguns países do deserto do Saara, como o Marrocos e a Tunísia”, completa Gesner Oliveira.

Agenda da água
A Sabesp também participará de outras atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água. Confira abaixo a programação (mais informações no site www.sabesp.com.br)

21 a 28/3 – Distribuição pela Sabesp de 2.500 copos d’água nos 15 bicicletários do Metrô
21/3 - 3ª Travessia Guarapiranga
(largada na sede da Fundação Peixe Vivo, em Interlagos)
21/3 - 2º Passeio Ciclístico Sabesp
(largada na sede da Sabesp, em Pinheiros)
22/3 - Ação de conscientização nas escolas de idiomas Berlitz-Brasil
23 a 25/3 - Ação de conscientização no Esporte Clube Pinheiros
25/3 – Seminário “Cuidar da Água - Um desafio para a sociedade”
(participação do presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, no Anfiteatro Acadêmico da Administração do Instituto de Biociências da USP)


Balanço das ações ambientais da Sabesp e lançamento da National Geographic Brasil – Edição Azul
Data: 22/3, segunda-feira
Horário: 9h
Local: Auditório Tauzer Garcia Quinderé, na Sabesp
Endereço: R. Costa Carvalho, 300, Pinheiros, São Paulo (entrada pela R. Nicolau Gagliardi, 313)
************************************
FONTE : (Envolverde/Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: