Powered By Blogger

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Óleo de cozinha vaza no Litoral : Camboriu, SC


Equipes da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú passaram o dia de ontem (9/11/2009) tentando conter o avanço do óleo de cozinha que manchou o Canal do Marambaia.

No domingo,8/9/209, cerca de 20 mil litros de óleo vegetal vazaram de um tanque de armazenamento em uma casa da Rua João de Barro, no Bairro Ariribá. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Ritzmann, um cano se rompeu e o líquido se espalhou até atingir a tubulação.

– Com o trabalho de contenção feito por nós e pela Emasa, conseguimos evitar o contato do óleo com o mar – afirmou Ritzmann.

O diretor-geral da Emasa, Ney Clivatti, disse ontem que foi preciso o trabalho de duas equipes da autarquia, sete barreiras de absorção e dois caminhões para sugar a água e levar o material para uma estação de tratamento de esgoto.

O mutirão começou no domingo à noite e só deve terminar hoje, pois ainda existem pontos isolados de acúmulo de óleo.

Especialista diz que ação foi eficiente e evitou impacto

O oceanógrafo Antônio Carlos Beaumord, responsável pelo Laboratório de Estudos de Impacto Ambiental da Univali, avaliou que a rapidez com que as equipes atuaram foi essencial para que o impacto fosse o menor possível.

– Apesar de não haver componentes tóxicos no óleo vegetal, um derramamento nesta proporção teria impactos graves se não tivesse sido resolvido imediatamente. O óleo cria uma película na superfície da água e impede a oxigenação. Isso compromete a vida de animais e plantas aquáticas – explicou.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, o dono do tanque deverá ser multado. Ele não tinha licença para o armazenamento do óleo, destinado a empresas recicladoras, e as condições do tanque não eram adequadas.

Alcemir Miranda, o dono do depósito, alegou que rompimento do cano foi provocado por alguém. Ele disse que, mesmo assim, irá cobrir os gastos que o município teve com a limpeza do canal.
***********************************
FONTE : jorn.FERNANDO ARRUDA (Balneário Camboriú)

Um comentário:

Norma Villares disse...

Vixi!
Que coisa, fico com pena dos mananciais, porque não tem jeito, sempre estão poluindo.
Gostei e estou seguindo seu bog.
Tenho um blog nessa luta" A POSSIVEL ARTE DE CUIDAR".

http://aartedecuidarr.blogspot.com/

Um grande abraço