Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Mulheres são as principais vítimas das mudanças climáticas

O Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa, divulgou nesta quarta-feira o ‘Relatório Sobre a Situação da População Mundial 2009′; as mulheres são maioria entre 1,5 bilhão de pessoas que vivem com US$ 1 ou menos por dia.

As mulheres de países pobres estão entre as maiores vítimas dos desastres provocados pelo aquecimento global, embora elas não sejam responsáveis pela maioria das ações que poluem o planeta, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Fundo de População das Nações Unidas, Unfpa.

“O Relatório Sobre a Situação da População Mundial 2009 chama a atenção para as áreas litorâneas do planeta, que são especialmente atingidas por enchentes devido às mudanças climáticas.

O documento, que foi divulgado ao mesmo tempo em 120 cidades do mundo, diz que as mulheres pobres são vulneráveis principalmente pela condição de desigualdade com os homens que enfrentam em muitos países. Elas são maioria entre 1,5 bilhão de pessoas que vivem com US$ 1 ou menos por dia.

Os pesquisadores afirmam que é preciso investir na emancipação dessas mulheres, com acesso amplo a educação e saúde, porque assim elas aprenderão a fazer controle familiar, o que as levará a comandar famílias menores, mais saudáveis e mais prósperas.

Papel
A mulher também é apontada para um papel multiplicador que levaria adiante a ideia de que é preciso diminuir a poluição do planeta para combater o aquecimento”.

Para a diretora-executiva do Fundo de População das Nações Unidas, Thoraya Ahmed Obaid, é preciso transformar as 3,4 bilhões de mulheres do mundo em agentes da mudança, em vez de relegá-las à condição de vítimas.

2 comentários:

Consciência com Ciência disse...

os pais tem papel fundamental nos hábitos dos filhos, pois é com eles que aprendem com devem ser comportar, suas atitudes, principalmente a mulher q em geral é o esteio da família...Políticas de planejamento familias tb são fundamentais!

Mimirabolante disse...

oh!pobre de nós !!!!fazemos tt,ainda assim é pouco !!!educação é tudo !!!!!Políticas Educacionais já !!!!!!
bjcas