O objetivo é disseminar iniciativas sustentáveis e levar informação de qualidade à região.
Campo Grande (MS) – As iniciativas sustentáveis que colaboram para a conservação da região da Bacia do Alto Paraguai (BAP), identificadas durante a Expedição Pantanal 2011, serão agora disseminadas por meio das ondas do rádio. Trata-se do Prosa Pantaneira, série de programas radiofônicos, produzidos pela equipe do Instituto SOS Pantanal, organização não-governamental, e serão veiculados nas emissoras dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Os programas, de cinco minutos cada, serão distribuídos gratuitamente aos veículos cadastrados, que poderão veicular os conteúdos parcial ou integralmente. A cada edição é abordado um tema específico, sempre no intuído de divulgar informações de utilidade pública. O Prosa Pantaneira é composto por duas seções: Dedo de Prosa – entrevista com pantaneiros que desenvolvem boas práticas sustentáveis, Fala vizinho – seção com dicas, curiosidades e causos pantaneiros e dois spots educativos – um com 30 segundos e outro com um minuto de duração, que podem ser inseridas na programação da emissora.
Queremos mostrar, de pantaneiro para pantaneiro, que determinadas iniciativas já foram testadas e aprovadas e merecem ser replicadas. Quem testou e aprovou cada uma delas é o vizinho, que passa pelas mesmas dificuldades, mas encontrou soluções viáveis com práticas mais sustentáveis”, explica a diretora-executiva do Instituto SOS Pantanal, Lucila Egydio.
Em localidades como a região pantaneira, o rádio é o principal meio de comunicação e seu impacto é imediato e eficiente. Suas ondas de transmissão ultrapassam limites entre os municípios, alcançando sintonia a centenas de quilômetros, levando informação às populações mais distantes.
Mais de 90% dos veículos radiofônicos identificados pelo projeto não produz qualquer conteúdo referente à temática ecológica, ou ainda, voltado à educação ambiental. Neste sentido, o Prosa Pantaneira vem a suprir a carência de informações ambientais de qualidade e credibilidade, sem nenhum custo para as emissoras.
Até o momento, 39 emissoras foram cadastradas no projeto, entre elas uma web agência, que distribuirá o material para outras 150 rádios da rede. Além disso, os programas serão em breve disponibilizados para os internautas na página do Instituto SOS Pantanal.
A expectativa é que o Prosa Pantaneira chegue aos 87 municípios que compõem a bacia hidrográfica no Pantanal, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contribuindo para a educação ambiental da população da região e estimulando outras boas práticas que auxiliem na conservação do bioma.
O projeto é realizado pelo Instituto SOS Pantanal com o apoio do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Toyota, Toyota, Rede Comper e Matueté Produtora de Viagens.
Serviço: As emissoras interessadas em transmitir o conteúdo poderão fazer o cadastro pelo email: prosapantaneira@sospantanal.org.br.
Sobre o Instituto:
O Instituto SOS Pantanal é uma organização não- governamental, privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, que foi lançada em julho de 2009, com a missão de promover a gestão do conhecimento e a disseminação de informações de forma clara, alcançando governo, formadores de opinião, empresários, pequenos, médios e grandes proprietários e população em geral, para desencadear impactos positivos para a conservação e desenvolvimento sustentável do Pantanal. Reunindo representantes dos diversos setores da sociedade pantaneira, o SOS Pantanal estabeleceu-se como parceiro de outras iniciativas da região, com o propósito de tornar-se uma ferramenta fundamental na facilitação do diálogo entre os setores.
Sobre a Expedição Pantanal 2011:
O projeto teve o objetivo de percorrer a maior área inundável do mundo visitando propriedades rurais, comunidades, organizações do terceiro setor, poder público e instituições de pesquisa, em busca de iniciativas sustentáveis que colaborem para a conservação da região da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP), onde está localizado o Pantanal.
(SOS Pantanal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário