Foto posto 300x199 Ipiranga inaugura o primeiro Posto Ecoeficiente do Rio de Janeiro
Obras. Foto: Divulgação.
Unidade foi concebida visando o uso eficiente dos recursos naturais
Um posto de serviços ecoeficiente, desde seu processo de construção até a sua fase de operação. Essa é a proposta do Posto Ecoeficiente Ipiranga, uma iniciativa que visa aumentar a eficácia da gestão de energia, água, resíduos e materiais utilizados durante todas essas etapas. Desta vez, a distribuidora de combustíveis se prepara para entregar ao Rio de Janeiro o primeiro Posto Ecoeficiente Ipiranga da cidade.
Desde a inauguração do primeiro Posto Ecoeficiente do Brasil, em Porto Alegre (RS), em 2009, até maio de 2012, são 284 unidades com este perfil em funcionamento ou em processo de implantação, em 16 estados do país. No final do ano, os Postos Ecoeficientes estarão em todas as unidades federadas do país, totalizando 500 unidades. O primeiro Posto Ecoeficiente Ipiranga do Rio está sendo construído na Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão-postal da Cidade Maravilhosa, e será inaugurado dia 27 de junho, logo após a conferência Rio+20.
No Posto Ecoeficiente Ipiranga, a prioridade é a economia de recursos naturais tanto no período de execução da obra civil, de edificação e instalações, como também a manutenção desta economia durante as atividades. Os interessados poderão acessar imagens das principais etapas das obras do Posto Ecoeficiente da Lagoa acessando o site Ipiranga ou o perfil da empresa no Facebook.
Diferenciais do Posto Ecoeficiente
A decisão sobre os itens de ecoeficiência a serem adotados levou em consideração a viabilidade econômica e a possibilidade de replicar a iniciativa em toda a rede, para se obter resultados tangíveis. Exemplos:
· Gestão da Água: os itens que promovem redução no consumo de água englobam coleta da água da chuva e reaproveitamento da água da lavagem de veículos; instalação de sistema de fechamento automático em torneiras e chuveiros e redução de consumo de água nas descargas dos vasos sanitários.
· Gestão de Energia: Iluminação: foram desenvolvidas soluções para um melhor aproveitamento da luz natural, integrando-a com a artificial, emprego de reatores, lâmpadas e luminárias mais eficientes, além da instalação de sensor de presença para evitar o desperdício de energia. Essas ações podem levar a uma redução de 34% no consumo de energia elétrica com iluminação.
· Aquecimento de água: feito por meio da energia solar, reduzindo o consumo de energia elétrica do posto.
· Ar-condicionado: um conjunto de ações contribuiu para reduzir a carga térmica do ar-condicionado em 14% e ainda melhorar a qualidade dos ambientes. Foram incorporados à edificação elementos sombreadores nas vitrines e no escritório (brise); vidro especial; sistema de cobertura ventilada, que emprega ventilação natural para retirar o calor gerado pelos equipamentos da loja; e isolamento térmico para otimizar o desempenho do ar-condicionado.
· Gestão de Materiais e Métodos Construtivos: foram estudados sistemas construtivos que utilizam menos material, água e energia em seus processos e geram menos resíduo na obra. Para a edificação, utiliza-se o Sistema de Construção Seca, que é modular, com estrutura em aço 100% reciclável e permite uma obra mais rápida, gerando bem menos resíduo que uma obra convencional. Para a cobertura da pista de abastecimento, utiliza-se um sistema de camada única, totalmente aparafusado, sem uso de solda, onde a telha metálica faz também o papel do forro, dispensando a utilização de mais uma camada de PVC. Além destes sistemas inovadores, utilizam-se materiais que impactam menos o meio ambiente em sua produção, instalação e descarte, como tinta à base de água e madeira certificada.
· Gestão de Resíduos: tratam-se de ações que visam diminuir a quantidade de resíduos gerados em todas as fases do ciclo do negócio, dando destinação correta ao que for gerado tanto na construção quanto na operação via coleta seletiva.
Para a execução da obra, um Caderno de Diretrizes para Canteiros de Obra de Posto Ecoeficiente Ipiranga orienta as empreiteiras a realizar as atividades de construção também com o melhor uso dos recursos disponíveis, efetuando também no ciclo da obra a gestão de água, energia, materiais e resíduos.
Na inauguração do posto, dia 27 de junho, será lançado no Facebook o concurso cultural “Atitude +verde: Eu curto!” com uma premiação de crédito de R$ 500 em combustível neutralizado.

**********************

FONTE : * Risoletta Miranda é Diretora Executiva da FSB PR Digital .