Rocinha Parque Ecológico da Rocinha será inaugurado em dezembro
Obras do Parque Ecológico da Rocinha ganham formato. Foto: rocinha.org
O Parque Ecológico da Rocinha, que tem o objetivo de contribuir para a manutenção da área verde existente na região, será inaugurado a partir de dezembro. Orçado em R$ 24 milhões, o valor do projeto é procedente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
Com nove mil quilômetros quadrados, o local contará com arborismo, paredão de escalada, quadra poliesportiva, academia para a terceira idade e ecotrilha. Na parte cultural, o local contará com um ecocentro composto por biblioteca equipada com computadores e sala de conferência.
A iniciativa é uma parceria entre o Estado e a comunidade. O projeto e a obra nasceram há três anos, quando o poder público decidiu delimitar a mata da parte já construída da favela com muros.
“O Parque Ecológico é a solução ideal para dar um pulmão verde à Rocinha, com área de lazer e práticas de educação ambiental. O sucesso da parceria promoveu esse ecolimite para a preservação da Mata Atlântica”, disse o diretor-presidente da Empresa de Obras Públicas (Emop), Ícaro Moreno Júnior.
O local já conta com rampas para o acesso de cadeirantes, construídas com madeiras plásticas e de reflorestamento e possui cerca de 60 funcionários trabalhando de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
“Muitos moradores nem sabem que existe uma floresta a céu aberto aqui. Este empreendimento vai trazer muita alegria e cultura para todos nós”, disse Jorge Lira, nascido e criado na Rocinha.

*******************

FONTE : * Publicado originalmente no site Agência Rio.