Powered By Blogger

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Imazon: Desmatamento na Amazônia quase triplicou em agosto

Imazon registra aumento de 15% no desmatamento na Amazônia em agosto – Satélites mostram que o avanço da destruição das florestas na Amazônia atingiu, em agosto, uma área quase três vezes maior que a área desmatada em julho. No mês passado, a região perdeu 240 quilômetros quadrados de vegetação nativa. Metade dos novos desmatamentos ocorreu no Pará

O Instituto do Homem e do Meio Ambiente na Amazônia (Imazon) registrou avanço do desmatamento na Amazônia em agosto. Em um mês, os satélites usados pelo instituto para fazer a avaliação identificaram 240 quilômetros quadrados (km²) de novos desmates. A área desmatada no mês passado é 158% maior que a registrada pelo Imazon em julho, quando a floresta perdeu 93 km². Em relação a agosto de 2010, o índice de aumento ficou em 15%.

As novas derrubadas estão concentradas no Pará, responsável por 49% de todo o desmatamento do bioma em agosto, com 119 km² de florestas a menos. Rondônia desmatou 46 km² no período. Mato Grosso foi responsável por 35 km² de área desmatada e o Amazonas, por 23 km². No Acre, foram derrubados 10 km² de floresta e Roraima e o Tocantins foram responsáveis por 6 km² e 1 km² de novos desmates, respectivamente.

Além do corte raso (desmatamento total), o levantamento do Imazon mede a degradação florestal, que considera florestas intensamente exploradas por atividade madeireira ou atingidas por queimadas. Em agosto, a degradação avançou sobre 131 km² de áreas de floresta. Em relação a agosto de 2010, quando a degradação atingiu 1,5 mil km², houve redução de 92%, principalmente no Pará, em Mato Grosso e em Rondônia.

O Imazon estima que os 240 km² desmatados em agosto provocaram a emissão de 13,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente – medida que considera todos os gases de efeito estufa.

********************************

FONTE : reportagem de Luana Lourenço, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 23/09/2011.

Nenhum comentário: