As Nações Unidas lançaram, na sexta-feira (01/12), em Poznan, na Polônia, um mapa global sobre Carbono e Biodiversidade. O mapa é parte do Atlas, de mesmo nome, e contém áreas do planeta, que concentram grande densidade de carbono com altos níveis de biodiversidade.
Leia o boletim de Eduardo Costa, da Rádio ONU em Nova York.
"A pesquisa, publicada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, mostra como a redução de emissões de gases, causadas por desmatamento, pode ajudar não só a combater o aquecimento global, mas também a conservar a biodiversidade.
O atlas, que está sendo considerado o primeiro do tipo, foi compilado com o apoio do governo da Alemanha e da Sociedade Humana Internacional.
Gorilas
O lançamento durante a Conferência sobre Mudança Climática em Poznan serviu para reforçar a importância de projetos de conservação ambiental, que deverão ocorrer no Sudeste da Ásia e na África Central.
Um deles, a Parceria pela Sobrevivência dos Primatas, que conta com o apoio da Unesco, procura proteger cerca de 300 gorilas em florestas da fronteira da Nigéria com os Camarões. A espécie está ameaçada de extinção.
A ONU declarou 2009, Ano Internacional do Gorila."
A Conferência da ONU sobre Mudança Climática, em Poznan, é parte das negociações da nova fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.
O documento prevê a redução, por partes dos países, de emissões de gases que causam o efeito estufa.
***********************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário