Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de março de 2009

ONGs se unem em prol das baleias do mundo


Vinte e seis Organizações Não-Governamentais de diversos países emitiram na última sexta-feira, 06, um pedido aos governos para que se oponham a um acordo que pode significar o fim da moratória internacional sobre a caça comercial de baleias. O Pequeno Grupo de Trabalho para o Futuro da Comissão Baleeira Internacional (CBI) se reúne em Roma até esta quarta-feira, 11, para discutir uma proposta que permitirá ao Japão caçar baleias em risco de extinção em suas águas costeiras (nota 1).

A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) encabeçou a produção de um briefing (nota 2), assinado por diversas ONGs, que condena a proposta do presidente da CBI, William Hogarth, e do conselheiro especial da CBI, embaixador Alvaro de Soto. O acordo proposto permitiria que o Japão caçasse baleias em suas águas costeiras, em troca de uma redução na sua suposta "caça científica" no Santuário do Oceano do Sul (Antártico). O briefing, intitulado "Response to Chairs' Suggestions on the Future of the International Whaling Comission", expõe os perigos reais de tal acordo, incluindo o de estabelecer um precedente extremamente delicado. A WSPA e diversos membros da Whalewatch, uma rede internacional de organizações que se opõem à caça de baleias em prol do bem-estar desses animais (nota 3), estão participando do encontro como observadores.

Claire Bass, Gerente do Programa de Mamíferos Marinhos da WSPA, comentou sobre a proposta: “O Japão matou cruelmente mais de 11.000 baleias num claro desafio a uma proibição internacional. Tal proposta iria recompensar essa postura e oferecer ainda mais baleias para o Japão. ONGs estão unidas pelo motivo comum de considerar isso mais do que inaceitável.

As organizações responsáveis pelo briefing concordam que tal proposta iria apenas propiciar ganhos de curto prazo e superficiais, e isso às custas de se legitimar a caça "científica", institucionalizar a caça costeira e minar a credibilidade da CBI. O acordo também iria desgastar de forma irreversível a proibição internacional da caça comercial de baleias e sancionar uma prática inerentemente cruel. Caçadores "modernos" usam arpões explosivos, sujeitando baleias a sofrimento extremo e prolongado. Dados dos governos do Japão e da Noruega mostram que baleias podem sofrer por mais de uma hora antes de finalmente sucumbirem aos ferimentos. Membros da coalizão Whalewatch estão preocupados com o fato de a proposta fazer vista grossa para a crueldade da caça, que é considerada inaceitável por milhões de pessoas no mundo.

“Bem-estar animal é a questão mais óbvia quando se fala sobre esse tema. Para realmente ‘salvar as baleias’, os governos precisam fazer mais do que evitar a extinção de espécies ou populações. Eles precisam proteger cada um desses animais, que são inteligentes e sencientes, contra uma crueldade inaceitável. A caça de baleias é desumana onde quer que aconteça. Um acordo que simplesmente transfere essa crueldade do Oceano do Sul para o Pacífico Norte não é uma solução para o problema”, analisa Bass.

O briefing também rejeita as acusações das nações que promovem a caça de baleias de que a CBI esteja à beira de um colapso. No entanto, ele acredita que a CBI, incumbida de gerenciar a caça e conservar as baleias do mundo, tenha perdido sua perspectiva.
*************************************
FONTES :

1. Veja a proposta integral em http://www.iwcoffice.org/_documents/commission/future/IWC-M09-4.pdf

2. O briefing está disponível para download em http://www.whalewatch.org/reports/Whalewatch_response_to_Chairs_suggestions.pdf

3. Para mais informações sobre a coalizão, acesse www.whalewatch.org

4. Para mais informações, entre em contato com Bernardo Torrico: 21 3820 8215 / btorrico@wspabr.org

Nenhum comentário: