Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de março de 2009

Joinville terá mais quatro parques - 16/03/2009


FOTO : Parque Zoobotânico de Joinville, SC.
************************************************
Mesmo com todos os entraves, a prefeitura de Joinville sustenta que quatro dos nove parques que estão sendo financiados pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) podem sair do papel no final deste ano. São os parques do Boa Vista; Porta do Mar, no Espinheiros; o Parque da Cidade, no entorno da Arena; e o Parque das Águas, anexo à Cidadela Cultural Antarctica.

O prefeito Carlito Merss (PT) e o diretor do Instituto de Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj), Celso Pomim Liberado, apresentaram na semana passada o andamento do programa à comissão Pró-parque.

Entre as quatro áreas, falta sair a licença do Parque do Boa Vista, a maior delas, com 107 mil metros quadrados, e do Parque das Águas. Os pedidos foram protocolados na Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) em 2008. O diretor do Ippuj diz que a demora não deve ser empecilho. Pelas regras do programa, a prefeitura tem de concluir os nove parques até o próximo ano:

– Os quatro parques correspondem a 60% do valor de obras. Os demais são intervenções menores. Vamos começar as obras em 2010.

O processo, argumenta a prefeitura, esbarra na burocracia. O Parque da Cidade e o Parque das Águas terão de ser licitados novamente. Nenhuma empresa se habilitou nas concorrências abertas. O Porta do Mar precisa que a Secretaria de Patrimônio da União ceda o uso da área para a construção de um trapiche, já que a orla é considerada terra de marinha. O pedido foi entregue em 2007. Os outros cinco parques estão em fase de detalhamento de projeto, para viabilizar a licitação ainda este ano.

Meta é criar áreas para preservar patrimônio

O Fonplata já liberou 255 mil dólares. O programa prevê 14,7 milhões em investimentos – 11,8 milhões do fundo, mais 2,95 milhões da contrapartida da prefeitura.

O presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Udo Döhler, sugeriu que as próximas áreas de lazer da cidade reunam parte do patrimônio histórico da cidade que têm se perdido:

– Temos imóveis antigos se deteriorando, que poderiam ser transplantados para outra área.
**********************************
FONTE : DC - 16/03/2009

Um comentário:

Daniela Lima disse...

Sei da importância da preservação de áreas verdes, principalmente para o bom funcionamento do ciclo da água, mas gostaria q a prefeitura cuidasse da manutenção dos parques já existentes, tb não existe divulgação ou uma linha verde q incentive a população visitar estas áreas!!!