Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2009

Armadilhas ajudam os pesquisadores


FOTO : Fotografias captadas por acionamento automático auxiliam as equipes no trabalho
****************************************************
Armadilhas ajudam os pesquisadores para localizar as espécies na segunda maior reserva biológica de Santa Catarina. Os pesquisadores do Projeto Felinos do Aguaí utilizam armadilhas fotográficas e de rastro.

De acordo com o montanhista José Carlos dos Santos Júnior, as de fotografias até agora foram mais eficientes que as de rastro.

– Nosso trabalho é feito em parceria com a Associação de Montanhistas da Serra Geral (Asgem). Com a ajuda deles vamos a campo a cada 15 dias. Os montanhistas se envolvem, coletam material e nos orientam nas estações de pesquisa – explica Santos Júnior.

Os parâmetros de diversidade na reserva biológica são outras unidades de conservação instituídas em Santa Catarina, como a Reserva Ecológica do Caraguatá, uma reserva particular do patrimônio natural situada em áreas dos municípios de Antônio Carlos, São João Batista, Biguaçu, Major Gercino e Angelina; regiões do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, localizado na Grande Florianópolis; além de projetos, como o Parques & Fauna, desenvolvido pelo Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

– A partir de avaliações e monitoramentos da biodiversidade da Mata Atlântica se permitiu uma comparação e a criação de estratégias para a manutenção do equilíbrio da Reserva Biológica do Aguaí – compara a bióloga Micheli Ribeiro Luiz.

No relatório apresentado pelos pesquisadores, as comparações com o trabalho desenvolvido nessas unidades de conservação apontaram que na Aguaí há um dos maiores índices de diversidade, fato que desperta e exige para outros inúmeros cuidados:

– Precisa-se melhorar o Aguaí em aspectos como fiscalização das áreas para evitar desmatamento e caça. Além disso, é necessário intensificar as orientações às comunidades, como educação ambiental e o relacionamento com os animais – aponta Santos Júnior.
**************************************
FONTE : DC - edição 28/03/2009

Nenhum comentário: