Powered By Blogger

sábado, 28 de março de 2009

Comunidade aprende a conviver com os animais


FOTO : Bióloga Micheli Ribeiro Luiz mostrou ao alunos da escola municipal Miguel Lazzarin a biodiversidade da reserva biológica e a importância de conservar as espécies
***************************************************
Os estudantes Emerson Mateus Bortoluzzi, 14 anos, e Uriel Lorenço, 12, tiveram certeza de que estão no caminho certo quanto à preservação ambiental.

Moradores da comunidade de Rio Jordão, na área rural de Siderópolis, na região Sul do Estado, os dois já se depararam com capivaras a 50 metros da varanda da casa de Emerson. Eles apenas observaram a visita inesperada do roedor, sem agressões.

– É bom ver assim de perto, mas é melhor que estejam soltas. Achei bonitas, grandonas e peludas. Depois que contamos ter visto, alguém as matou – lamenta Emerson.

A diretora da escola municipal Miguel Lazzarin, Rita de Cássia Brignoli, acredita que a comunidade não tem noção da área em que se encontra. Para Rita, o local é praticamente protegido pela reserva do Aguaí.

Há poucos dias, a escola recebeu a visita da equipe do projeto Felinos do Aguaí e cerca de 50 alunos conheceram a importância da biodiversidade e a necessidade de conservação.

– Já tinha ouvido falar em todos esses animais porque meu pai caçava para subsistência. Mas saber que estão voltando para seu hábitat é muito bom, por haver condições saudáveis. Enriquece nosso material escolar, pois poderemos trabalhar de forma multidisciplinar com os alunos – comenta a professora Rita de Cássia.

Na casa da professora e agricultora Maria de Lourdes Pazetto Marcelino, 46 anos, é comum encontrar tatu, quati e ouriço. Para preservar os animais, ela começou a cercar a própria casa, já que a reserva biológica não é delimitada fisicamente, apenas mapeada.

– O maior valor é ver os animais retornando. Acredito que a mineração na cidade tenha refletido diretamente para o desaparecimento de algumas espécies. Agora temos novamente um privilégio – diz a professora.

Além de escolas, o Projeto Felinos do Aguaí também faz trabalhos de conscientização ambiental, através de palestras, em instituições e empresasas.



Siderópolis
Agende-se
> Palestras do Projeto Felinos do Aguaí podem ser solicitadas pelo e-mail contato@felinosdoaguai.com ou pelo telefone (048) 9603-9262
Fique atento
> Para boa convivência com os animais selvagens, não se aproxime deles
> Em caso de um possível encontro, não tente alimentá-los
> Não tire alimentos dele
> Não tente aproximação. Pelo contrário, fale alto para afastá-los e não atire nada contra eles
> Mais informações no site www.felinosdoaguai.com
***************************
FONTE : DC - Florianópolis

Um comentário:

Mimirabolante disse...

Que coisa bacana....muito legal.....